ESTRUTURA CELULAR
Por: itspamy • 4/5/2016 • Abstract • 1.030 Palavras (5 Páginas) • 466 Visualizações
ESTRUTURA CELULAR
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Definir a célula, suas atividades básicas e suas regiões principais.
CONCEITOS GERAIS
Todas as formas de vida são constituídas por células, e a célula é a menor estrutura funcional que representa um indivíduo.
É ao nível da organização celular que as atividades essenciais à vida ocorrem e onde os processos das doenças se originam.
Uma célula apresenta três partes principais: Membrana Plasmática, Citoplasma e Núcleo.
Quando mantidas em equilíbrio, em homeostase celular, as células normais são capazes de realizar suas funções fisiológicas, mantendo a vida e gerando novas células.
Se esse equilíbrio é perdido, a célula pode adaptar-se a uma nova situação, alterando sua forma e função e sobrevivendo sem maiores danos.
Quando a adaptação é impossível e a célula sofre lesão, a qual pode ou não ser reversível. Em casos de ser irreversível pode correr a morte celular.
FORMAS E FUNÇÕES – DIVERSIDADE DAS CÉLULAS
O tipo celular pode apresentar formas diferentes, dependendo da sua função.
As células apresentam formas variadas, de acordo com a sua função.
Ex. As células ósseas apresentam maior rigidez do que as células da pele, pois sua função é de sustentação do corpo, precisando de muito mais rigidez para aguentar o peso de todos os órgãos.
Algumas células são capazes de se moldar ao espaço onde se encontram, apresentando forma e até tamanhos diferentes de acordo com o meio em que se encontram.
Ex. Os leucócitos (células brancas do sangue), capazes de mudar sua forma para passar pelos pequenos espaços entre as células dos vasos sanguíneos em uma reação inflamatória.
MEMBRANA PLASMÁTICA (Membrana Celular)
Membrana que recobre as células, constituída de lipoproteínas.
É uma barreira de proteção da célula, impedindo que substâncias danosas a ela passem para seu interior e permitindo que apenas o necessário para a vida seja capaz de penetrá-la.
A estrutura da membrana plasmática pode ser diferente, de acordo com a diversidade das células quanto á necessidades e atividades químicas, permitindo que atravesse suas paredes apenas aquilo que é necessário.
Ex. Produção de hormônios, gorduras, pigmentos
DISCIPLINA: BIOLOGIA – Estrutura Celular
Profa. Ms. Leila Cristina Astun Abrahão | Curso: Psicologia
2
MEIOS DE TRANSPORTE
As substâncias que precisam entrar ou sair da célula podem fazer isso de diversas maneiras.
Alguns desses processos não necessitam de energia e são chamados passivos, podendo ocorrer por difusão ou osmose.
Outras substâncias precisam de energia para passar pela membrana plasmática, e a esse processo denomina-se ativo, podendo ser por fagocitose, pinocitose ou exocitose.
TRANSPORTE PASSIVO
DIFUSÃO:
Substâncias que estão em uma concentração maior dentro ou fora da célula ( isto é, espaço intracelular ou extracelular) movimentam-se através da membrana até que estejam presentes em concentração iguais dos dois lados.
Ex. As moléculas pequenas, como o oxigênio e a água, perfundem-se pelas membranas da célula através da dupla.
OSMOSE
Neste processo, a água é que se movimenta através da membrana semipermeável, de um meio menos concentrado (hipotônico) para um meio mais concentrado (hipertônico) na tentativa de deixar os dois lados com concentrações iguais (isotônico).
DISCIPLINA: BIOLOGIA – Estrutura Celular
Profa. Ms. Leila Cristina Astun Abrahão | Curso: Psicologia
3
TRANSPORTE ATIVO
Ocorre quando a membrana celular transfere moléculas ou íons contra um gradiente de concentração (saem de um meio onde estão mais concentradas para um meio onde a concentração é menor).
Dentre as diversas substâncias que são transportadas ativamente, através das membranas celulares, encontram-se os íons sódio, potássio, cálcio, ferro, hidrogênio, cloreto, iodeto, urato, diversos açúcares e grande parte dos aminoácidos.
FAGOCITOSE
É o processo de englobamento de grandes partículas pela célula.
...