Energia solar
Por: Polyana Aguiar • 16/11/2015 • Artigo • 4.017 Palavras (17 Páginas) • 283 Visualizações
FACULDADE IPANEMA
ENERGIA SOLAR
Autores:
André Leite
Polyana Amorim de Aguiar
Rafael Rodrigues
Professor Orientador: Eduardo Munhoz
RESUMO
A energia solar hoje vem sendo uma alternativa viável para a redução de gastos de energia elétrica. As empresas vêm investindo em nesse negócio e vem ganhando isenção de impostos com essa iniciativa. Ainda hoje os custos para instalações em residência são elevados.
Hoje com esse novo modelo de captação de energia vem evitando grandes devastações na construção de hidrelétricas, e economizando milhões de energia megawatts.
Países de primeiro mundo apanham essa ideia e investe pesado sabendo que terão retorno positivo. Fontes de energias renováveis é a palavra da vez, sustentabilidade vem ganhando cada vez mais espaço nos países que apoiam essa ideia.
Palavra-chave: Sustentabilidade; energia solar; sol.
ABSTRACT
Solar energy is now being a viable alternative to reduce electricity costs. Companies are investing in this business and has gained tax-free this initiative. Today the cost to house installations are high.
Today with this new energy-harvesting model has avoided major devastation in the construction of hydroelectric power plants, and saving millions of energy megawatts.
First world countries pick up this idea and invests heavily knowing that will have a positive return. Renewable energy sources is the word of time, sustainability is gaining more space in the countries that support this idea.
Keywords: Sustainability, solar energy, the sun.
INTRODUÇÃO
Hoje a energia solar ganha cada vez mais força diante da transformação que o mundo vem sofrendo.
Diante do desafio colocado pela faculdade Ipanema, os autores desse trabalho decidiram realizar uma pesquisa que entrou no mundo da sustentabilidade da energia solar.
A pesquisa tem como objetivo mostrar que a energia solar hoje é uma fonte de energia sustentável e confiável e não poluente.[pic 1]
O trabalho foi traçado com fontes confiáveis e informações concretas sobre toda a história desde a sua descoberta países que apoiam essa ideia, até as suas aplicações os tipos de captura nos dias de hoje.
1. ENERGIA SOLAR
A energia solar ela vem do sol, que pode ser térmica ou luminosa. Elas são captadas por paneis solares formados por células fotovoltaicas. Hoje elas são usadas principalmente em residências para o aquecimento de agua. Hoje a energia solar vem sendo uma opção de economia na energia e além de ser um fator de sustentabilidade e não poluente.
1.1 COMO FUNCIONA
Ela vem sendo cada vez mais usada no mundo principalmente nos países mais desenvolvidos. “Isso vem acontecendo graças a um programa de incentivo em países como Alemanha, Japão e Espanha para ampliar a geração de eletricidade como fontes renovavam, visando a diminuir a emissão de gases causadores do efeito estufa” (Professor Roberto Zilles, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo IEE-USP).
A energia solar foi vista pela primeira vez em 1893 pelo físico Francês Alexandre Edmond Becquerel.
É uma conversão da energia solar sobre materiais semicondutores, tratados em eletricidade. A evolução foi tão grande que hoje a energia solar é usada em residências.
1.2 TIPOS DE ENERGIA
Energia Foto térmicas: É o aquecimento dos gases ou líquidos através da captação dos raios solares e são usados geralmente em chuveiros.
Energia Fotovoltaica: É a transformação da energia solar em energia elétrica.
Tipos de Captura
Método Direto: A energia solar se transforma em outro tipo de energia. Ela é captada por um painel sofre uma transformação e vira energia elétrica.
Método Indireto: Vem à energia do sol mais ela passa por uma transformação maior.
1.3 VANTAGENS E DESVANTAGENS
Vantagens
- Não polui
- Mínima manutenção;
- Paneis de captação são cada vez mais potentes;
- Excelente em lugares remotos de difícil acesso;
Desvantagens
- Preços elevados;
- Durante a noite não funciona;
- Armazenamentos da energia não são eficientes;
2.TECNOLOGIA DE APROVEITAMENTO
Coletor solar: A radiação solar pode ser absorvida por coletores solares, principalmente para aquecimento de água, a temperaturas relativamente baixas (inferiores a100C). O uso dessa tecnologia ocorre predominante no setor residencial, mas há demanda significativa e aplicações em outros setores, como edifícios públicos e comerciais, hospitais, restaurantes, hotéis e similares. O coletor é instalado normalmente no teto das residências e edificações.
Concentrador: O aproveitamento da energia solar aplicado a sistemas que requerem temperaturas mais elevadas ocorre por meio de concentradores solares, cuja finalidade é captar a energia solar incidente numa área relativamente grande e concentra-la numa área menor.
Concentradores tem forma parabólica ou esférica, de modo que os raios solares que nela incidem sejam refletidos para uma superfície bem menor, denominada foco, onde se localiza o material a ser aquecido. (NREL, 2000).
2.1 APROVEITAMENTO DA ENERGIA SOLAR NO BRASIL
Atualmente há vários projetos, em curso ou em operação, para aproveitamento da energia solar no Brasil, particularmente por meio de sistemas fotovoltaicos de geração de eletricidade, visando ao atendimento de comunidades isoladas da rede de energia elétrica ao desenvolvimento regional.
Além do apoio técnico, científico e financeiro recebido de diversos órgãos e instituições brasileiras (MME, Eletrobrás/CEPEL e universidades, entre outros), esses projetos tem sido o suporte de organismo internacionais, particularmente da Agência Alemã de cooperação Técnica-GTZ e do laboratório de Energia Renovável dos Estados Unidos (National Renewable Energy Laboratoy) - NREL/DOE. Também a área de aproveitamento da energia solar para aquecimento de água tem adquirido importância nas regiões Sul e Sudeste do país onde uma parcela expressiva do consumo de energia elétrica é destinada a esse fim, principalmente no setor residencial.
...