Ensaios Clínicos E Epidemiologia
Dissertações: Ensaios Clínicos E Epidemiologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nineehmartins • 23/10/2014 • 369 Palavras (2 Páginas) • 760 Visualizações
Objetivo do artigo
O artigo mostra, através de conceitos, a sumária importância que a estatística e a epidemiologia possuem no processo de compreensão e construção dos ensaios clínicos, apresentando todas as fases do processo, assim como seus erros e sucessos, em suas variadas circunstâncias.
Descrição dos principais conceitos abordados no artigo
Ensaios Clínicos são procedimentos de investigação que são feitos através de pesquisas estatísticas, utilizando pacientes selecionados pelo método de amostragem, aos quais é administrado o medicamento para observar seus efeitos sobre determinada doença. Os medicamentos devem assegurar eficácia e segurança antes de serem comercializados nas farmácias. Para isso, todo um processo monitorado deve ocorrer. Este processo é feito por uma equipe de estatísticos que tem noções de epidemiologia.
A randomização consiste em utilizar indivíduos aleatoriamente nos grupos a serem comparados, realizando o procedimento de medicação e observando a ocorrência do resultado obtido, como óbito ou cura. Deste modo, pode-se atribuir uma intervenção por meio desse método, passo a passo.
Quando é obtido o sucesso na randomização, a próxima etapa é a análise dos dados por meio das medidas de efeito que utilizam a variável dicotômica. Para se dar o resultado do desfecho da classificação, podem ser utilizadas diferentes medidas de comparação, que são feitas através de razões ou diferenças e trazem diversas informações. O Risco Relativo (eficácia) é a probabilidade de ocorrência de certo evento. A Redução Absoluta de Risco consiste na redução do risco no grupo que recebeu a intervenção em relação ao grupo que está instável. O Número Necessário para Tratar é uma outra maneira de expressar o resultado quantitativo da intervenção terapêutica. O Nível de Significância está relacionada à confiança sobre o resultado do ensaio clínico.
Aplicação dos conceitos no projeto de pesquisa do curso
No projeto de pesquisa, podemos utilizar alguns dos processos para chegarmos à resultados satisfatórios e eficazes sobre os diversos problemas envolvidos na vida do paciente, desde a saúde mental até a parte estética. Não serão coletados dados pessoais pela nossa equipe, ou seja, os doentes não serão contatados para que possamos fazer uma pesquisa extensa, mas tomaremos como base as informações que já existem sobre a doença e suas respectivas consequências, assim analisando as possíveis causas e seu tratamento.
...