Enterobius vermicularis
Por: Amand.rdnew • 4/5/2015 • Artigo • 252 Palavras (2 Páginas) • 754 Visualizações
Enterobius vermicularis
[pic 1][pic 2][pic 3]
Figura 2: Ovo de E. vermicularis na ponta da seta, embaixo, no canto esquerdo um ovo de A. lumbrocoides. (Fonte:autoral)
Enterobius vermicularis é o parasita, da classe nematoda, responsável pela verminose enterobíase. A infecção geralmente é benigna, mas pode ser incomoda, pelo intenso prurido anal que produz. Sendo uma doença cosmopolita, predominante em crianças e clima frio.
Morfologia:
Ovo: Apresenta tamanho aproximado de 40um, sendo achatado de um lado. Com dupla membrana, tendo forma de um “D” ao contrário, com larva formada no interior.
Adultos: A fêmea mede cerca de 1cm de comprimento com extremidades afiladas, sendo maior que o macho. Que mede cerca de 3 a 5mm, tendo a extremidade posterior enrolada.
HABITAT:
Habitam a região cecal do intestino grosso humano. Vivem aderidos a mucosa ou livres na cavidade, alimentando-se do conteúdo intestinal. As fêmeas podem ser encontradas na região perianal. Em mulheres grávidas podem aparecer de forma errática na vagina, útero e bexiga urinária.
Transmissão:
Pode acontecer por:
Heteroinfecção: Infecção de um individuo a outro, principalmente pela ingestão dos ovos ou inalação. Acontece geralmente em quem dorme no mesmo quarto, principalmente na mesma cama.
Auto-infecção externa ou direta: Que ocorre por meio dos próprios ovos presentes no hospedeiro, que pode ser contaminado pela mão-boca.
Auto infecção interna: Ocorre por meio dos propios ovos do hospedeiro, porem internamente, quando no cecum eclode as larvas retornando para o intestino grosso.
...