Estrutura dos tecidos conjuntivos
Artigo: Estrutura dos tecidos conjuntivos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CarlosEad • 8/11/2014 • Artigo • 292 Palavras (2 Páginas) • 404 Visualizações
Como seu nome indica, o tecido conjuntivo constitui um elemento de continuidade com os tecidos epiteliais, musculares e nervosos, assim como com outros componentes dos tecidos conjuntivos especializados, a fim de manter um corpo funcionalmente integrado. A maioria dos tecidos conjuntivos origina-se do mesoderma, o folheto germinativo intermediário dos tecidos embrionários. Deste folheto, originam-se as células multipotentes do embrião, as chamadas células mesenquimais ou mesenquimatosas, as quais formam um tecido conjuntivo embrionário, o mesênquima; além disso, em algumas áreas da cabeça e do pescoço, o mesênquima origina-se também a partir de células das cristas neurais do embrião em desenvolvimento. As células mesenquimais migram por todo o corpo, dando origem aos diferentes tipos de tecidos conjuntivos e suas células, incluindo as células do tecido ósseo, cartilagem, tendões, cápsulas, células sangüíneas e hematopoéticas, e células linfóides (Fig. 6-1).
Os tecidos conjuntivos maduros são classificados como tecido conjuntivo propriamente dito, o principal assunto deste capítulo, e como tecidos conjuntivos especializados (i. e., cartilagem, tecido ósseo e sangue).
Os tecidos conjuntivos são compostos por células e matriz extracelular, a qual consiste de substância fundamental e fibras (Figs. 6-2 e 6-3). As células são os componentes predominantes em alguns tecidos conjuntivos, enquanto as fibras são os componentes predominantes de outros tipos de tecidos conjuntivos. Por exemplo, os fibroblastos são o tipo celular predominante do tecido conjuntivo frouxo, pois estas células fabricam e mantêm as fibras e a substância fundamental, que constituem a matriz extracelular. Já as fibras são o componente predominante dos tendões e ligamentos. Além disso, em outros tecidos conjuntivos, a substância fundamental é o mais abundante componente, pois é o local onde certas células especializadas do tecido conjuntivo exercem suas funções. Assim, todos os três componentes são críticos para as funções desempenhadas pelos tecidos conjuntivos no corpo.
...