Estruturalismo
Seminário: Estruturalismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rose360 • 23/11/2013 • Seminário • 365 Palavras (2 Páginas) • 448 Visualizações
Estruturalismo
Momento em que a psicologia estava voltada a analise da estrutura da consciência.
Edward Bradford Titchener defendeu a analise da consciência em seus elementos, na direção de determinar sua estrutura.
Para Gondra, o estruturalismo ao se ocupar de estruturas mentais, pretendia determinar os elementos constitutivos da consciência.
A psicologia decompor as experiências complexas em elementos mais simples, a fim de definir, com precisão a sua natureza. A explicação psicológica se limitava a descrição das relações funcionais entre a experiência psicológica e o sistema nervoso, evitando as afirmações causais.
Titchener afirmava que na psicologia tratamos o mundo total da experiência humana; porem a fazemos somente desde seu aspecto dependente, enquanto condicionado por um sistema nervoso.
Com o surgimento do paralelismo psicofísico que defendia que os atos mentais ocorrem juntos dos processos fisiológicos. Titchener recorreu ao método da introspecção sistemática em laboratório, onde sujeitos experimentais eram treinados para observar e descrever com objetividade suas experiências subjetivas.
Funcionalismo
O funcionalismo situou os estudos psicológicos no campo das ciências naturais, próximos a biologia e a teoria evolucionista de Darwin, com ênfase nas variações individuais e na observação naturalista.
Segundo Gondra, o funcionalismo definia a psicologia como ciência dos processos e operações mentais, pelos atos de sentir, perceber, emocionar-se querer e pensar. Os funcionalistas ocuparam se em estabelecer as contribuições praticas da mente no processo de adaptação ao meio ambiente.
A idéia evolucionista e a atitude funcionalista dela derivada legitimou o próprio projeto da psicologia funcionalista.
Willian James desenvolveu o preceito básico do funcionalismo americano, o objetivo da psicologia não e a descoberta dos elementos da experiência, mas o estudo das pessoas vivas em sua adaptação ao ambiente (Schultz e Schultz, 1981, p.152). Essa definição evidenciava a importância do estudo da consciência em seu ambiente natural, sem influências.
O pensamento de Wilhelm Wundt e William James para a Psicologia
Com a diferença destes dois pensamentos, onde um abordava a estrutura da consciência e o outro o funcionalismo da mesma, a psicologia com a soma dessas teorias foi se desenvolvendo e Thichiner preocupado com o praguimatismo que a compreensão funcionalista passava a enfatizar defendeu a prioridade do estruturalismo por meio de um projeto que considerava tarefa fundamental da psicologia a analise da consciência em seus elementos, na direção de determinar sua estrutura.
...