Estudo de Caso (Anatomia e fisiologia vegetal)
Por: Fetiago13 • 14/8/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 383 Palavras (2 Páginas) • 96 Visualizações
Nome: Vinicius Marcelo Lourenço Universidade Uninga - Maringá - EaD |
Estudo de Caso (Anatomia e fisiologia vegetal)
Os herbicidas são compostos químicos aplicados nas lavouras para o controle das plantas indesejadas, as chamadas plantas daninhas. Esses produtos possuem diferentes mecanismos de ação, ou seja, após a aplicação, eles atuam de diferentes maneiras sobre as plantas. Existe uma classe de herbicidas de contato aplicados às folhas, que são degradadores da membrana celular.
Descreva detalhadamente a estrutura da membrana, nomeando todos os seus componentes, e finalize comentando sobre as funções da membrana plasmática
A membrana plasmática é uma estrutura celular que envolve todas as células, não sendo totalmente impermeável ela constitui uma barreira seletiva que possibilita a troca de substâncias entre os meios externos e internos. Nas células eucarióticas permite o suporte do citoesqueleto que dá forma à célula e ligação à matriz extracelular, parede e outras células auxiliando na formação de tecido.
O isolamento de membranas por meio de técnicas especiais possibilitou um reconhecimento de sua constituição contendo proteínas (de composição e funções adversas), lipídios (em sua maioria fosfolipídios, em menor número colesterol e glicolipídios) e glícidos ( que trabalham no reconhecimento de substâncias), que podem variar em quantidade de célula para célula, devido a isso a membrana celular pode ser considerada um complexo lipoprotéico (Moreira, 2014).
A membrana plasmática possui várias importantes funções dentro das células sendo a principal dela a permeabilidade seletiva onde a mesma determina o que entra e o que sai da célula, esse processo pode vir a ocorrer de diferentes modos de transporte como o transporte ativo que ocorre sem gasto de energia sendo a favor do gradiente de concentração realizado através da difusão simples, difusão facilitada ( auxílio de transportador de membrana de natureza protéica) e da osmose (difusão de água pela membrana).
Já o transporte ativo, por sua vez, depende da energia fornecida pela molécula de ATP ou pelo transporte acoplado, estando sempre ocorrendo contra o gradiente de concentração (Oliveira et al. 2020).
Referências Bibliográficas
MOREIRA, Catarina. Membrana celular. Revista de Ciência Elementar, v. 2, n. 2. 35p, junho 2014. Disponível em: https://rce.casadasciencias.org/rceapp/art/2014/035/. Acesso em: 28 jul. 2023.
OLIVEIRA, Rúzivia Pimentel; ASSIS, Maria Eduarda Leandro; MOURA, Christiane Mariotini. Biologia Geral: Citologia, Genética e Biologia Molecular. 1 ed. Muriáe-Minas Gerais : Unfiaminas, v. 2, 2020. 76 p. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Erica-Mangaravite/publication/345392861_APOSTILA_DE_AULAS_PRATICAS_BIOLOGIA_GERAL_Citologia_Genetica_e_Biologia_Molecular_Volume_II/links/5fa5a8be458515157bf40bd3/APOSTILA-DE-AULAS-PRATICAS-BIOLOGIA-GERAL-Citologia-Genetica-e-Biologia-Molecular-Volume-II.pdf#page=16. Acesso em: 28 jul. 2023
...