FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA TERRA E DA ESPÉCIES
Por: MARIACRGUEDES • 26/5/2015 • Dissertação • 841 Palavras (4 Páginas) • 477 Visualizações
FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA TERRA E DA ESPÉCIES
ATIVIDADE DO PORTFÓLIO
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Faça uma pesquisa sobre os recursos minerais brasileiros. Analise as formas de exploração e os principais impactos decorrentes sejam ambientais, sociais ou de outros tipos e responda:
a) O que são minerais?
Minerais são agrupamentos de elementos químicos inorgânicos com propriedades cristalográfica e física que se diferem quando inconsolidado formando solos e consolidado como as rochas, encontrados na natureza. Possuem composição mais ou menos definida. Pode ser apresentado na forma homogênea, no estado sólido e líquido.
São classificados mineralogicamente de acordo com o elemento que o constitui, a sua composição química e sua coloração.
O Brasil é um país rico que investe na exploração das jazidas de minérios que se estendem em seus estados, possuindo uma economia estável.
Conforme publicação, os principais minérios explorados no Brasil são: o Petróleo na Bacia de Santos, Bacia de Campos e Bacia do Espírito Santo no litoral sudeste, o Carvão mineral nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Diamante nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia e Paraná, o Minério de ferro no Quadriláfero Ferrífero (sul de Minas Gerais), Serra dos Carajás (centro do Pará) e Maciço de Urucum (oeste do Mato Grosso do Sul), a Bauxita na Serra dos Carajás (centro do Pará), Jari (Amapá) e vale do rio Trombetas (oeste do Pará), o Cobre na Serra dos Carajás (centro do Pará) e estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia e Ceará), o Estanho na Província Estanífera (Rondônia) e estados do Amazonas e Rondônia), o Manganês (Serra dos Carajás (centro do Pará), Serra do Navio (Amapá) e Maciço de Urucum (oeste do Mato Grosso do Sul), o Níquel na Serra dos Carajás (centro do Pará) e estados de Goiás e Minas Gerais, o Ouro nos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Sul e Serra dos Carajás (centro do Pará) e o Nióbio nos estados do Amazonas, Minas Gerais, Rondônia e Goiás). Disponível em http://www.suapesquisa.com/geografia/recursos_minerais.htm em 22/03/15
b) Qual exploração de mineral é mais poluente para o ar, a água e a terra?
Uma das bases do desenvolvimento do nosso país, Brasil, é a mineração. Os minérios são extraídos para o consumo interno e externos mantendo a economia sustentável.
As técnicas de extração de minérios deixam os ambientalistas em alerta devido aos muitos desastres ecológicos como a poluição da água, do ar, sonora, e subsistência do terreno, ainda considerando o incômodo da poluição sonora, quando esses não estão em locais distantes dos grandes centros urbanos. É muito importante que as empresas extrativistas trabalhem consciente da necessidade de manter um controle quanto aos impactos diretos ou indiretos, que alteram as características físicas, químicas e biológicas causando grande impacto ambiental afetando a fauna, a flora e o solo.
Durante as perfurações e transporte de rochas, a poeira fica em suspensão na camada mais superficial da atmosfera e em extensas áreas depositadas na superfície do solo, afetando diretamente os funcionários que trabalham nas minerações e à população mais próximas das jazidas em exploração. Os ventos se encarregam de espalhar essa poeira levando-as para as áreas mais distantes poluindo o ar.
A queima de combustíveis fósseis, carvão mineral e derivados do petróleo lançam para a atmosfera grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono, gases responsáveis pela geração de energia que alimenta os setores industrial, elétrico e de transporte, é o maior poluidor do ar não só do Brasil como do mundo.
...