Familiaridade com vários grupos de mariscos
Seminário: Familiaridade com vários grupos de mariscos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunacodognhoto • 15/6/2014 • Seminário • 702 Palavras (3 Páginas) • 228 Visualizações
Plano de Aula
Anos
6º e 7º ano.
Tema: Conheça diferentes grupos de moluscos
Objetivos
Identificar os três principais grupos de Moluscos;
Explicar as principais diferenças entre os animais que fazem parte do filo dos Moluscos.
Tempo estimado
Duas aulas.
Anos
6º e 7º ano.
Material necessário
Conchas de bivalves; conchas de gastrópodes; um exemplar de polvo e outro de lula.
Desenvolvimento
Como essas aulas são aulas práticas, de manuseio de material biológico, o ideal é que elas sejam realizadas no laboratório do colégio. Contudo, as aulas podem também se desenvolver na classe de aula teórica, tomando-se cuidado com a limpeza do local. O mais importante é que os alunos com deficiência visual possam manipular o material apresentado. Também é fundamental estabelecer uma parceria com os educadores do Atendimento Educacional Especializado, para que todos os textos de apoio, assim como a tabela, sejam transcritos para o Braille. As plaquinhas que identificam os moluscos também devem ser confeccionadas em Braille, pelo próprio aluno.
Nem todos os estudantes têm a mesma aproximação e apropriação do material apresentado. Alguns se ressentem de manipular animais, ainda que estejam mortos e que não ofereçam nenhum risco. Caso seja necessário, o professor pode disponibilizar luvas para todos. Se os alunos optarem pelo uso das luvas, é importante ressaltar que a sensação de pegar nos animais fica prejudicada.
1ª aula
Divida os animais em três bandejas diferentes e identifique cada bandeja com o nome daquele grupo de animais. Nesse momento não explique as características de cada grupo, permita que as características externas de cada grupo sejam levantadas pelos próprios alunos. Peça que os estudantes comparem os animais com o tamanho de seus dedos, mãos e braços ou com réguas, canetas e lápis.
Se for possível, utilize exemplares terrestres e de água doce (exceto lulas e polvos) para compará-los aos animais marinhos. Principalmente no caso dos gastrópodes, a textura das conchas é bem diferente.
É importante que os alunos tenham contato também com a parte mole dos animais que, no caso dos bivalves e gastrópodes, está dentro da concha. Tire o animal de dentro da concha e mantenha-o disponível para os alunos manipularem.
Os alunos vão perceber que os Cefalópodes são animais diferenciados, pois não apresentam concha externa, apenas a concha interna - apenas as lulas apresentam essa estrutura.
É importante ressaltar que as conchas são construídas pelo próprio animal ao longo de seu crescimento e que o material do qual é feita se assemelha aos nossos ossos. Isso permite ao aluno a comparação da dureza das conchas e do nosso esqueleto.
Vale destacar, também, o aspecto econômico que os Moluscos têm em relação a nós. Principalmente
...