Fantoche
Seminário: Fantoche. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mickaely • 5/9/2013 • Seminário • 640 Palavras (3 Páginas) • 412 Visualizações
Fantoche Bem Fácil de Fazer
Sempre gostei de fantoches. No entanto, somente esses dias decidi me aventurar no fabrico de um desses adoráveis brinquedos.
Após pesquisar muito na net, e, é claro, depois de alguns exemplares fracassados, finalmente fui feliz e obtive êxito na confecção de um.
O primeiro que fiz ficou muito bom. Tão logo foi criado, de imediato recebeu o apelido carinhoso de Chico Antônio. Quem realmente gostou dele foi minha sobrinha pequenina, que de cara o pediu para si. Na foto abaixo o apresento a você que lê este texto.
O mais complicado na confecção de um fantoche deste da imagem acima, é a cabeça, pois nela fica a parte mais importante desse brinquedo: a boca. De certa forma, é a partir dela que o boneco ganha vida, por permitir que pronuncie suas peripécias típicas. Ademais, tem que comportar a mão daquele que dará vida ao mesmo.
Optei por fazer um fantoche de espuma, devido ser mais fácil o manuseio e trabalho com este material. Com certeza, há maior complicação ao se trabalhar com tecido(pano) como matéria prima, já que é necessário utilizar, muitas vezes, uma máquina de costura. Além do mais, a espuma pode ser facilmente cortada e colada, ao contrário do tecido que deve ser costurado. Assim, é possível que qualquer pessoa, mesmo aquelas sem habilidade alguma, possa fazer seu próprio fantoche de forma bem fácil e simples. Aliás, este é o lema deste blog, que qualquer pessoa possa fazer diversas coisas sozinhas de um maneira simples e descomplicada.
A seguir, apresento minha técnica para a confecção de um desses divertidos brinquedos, adorado pelas crianças e jovens; e, porque não, pelos adultos também!
Material:
Espuma;
Estilete;
Tesoura;
Molde do fantoche;
Cola de contato;
Cola quente, com respectiva pistola;
EVA para fazer a boca, língua, olhos e sobrancelhas;
Lã para fazer os cabelos.
Inicie pela cabeça, a partir do molde da mesma. Use o estilete para cortar a espuma. Confira as fotos abaixo:
Molde da cabeça do fantoche
Detalhe do corte do molde feito com o auxílio do estilete
Observe a sequência de fotos para entender como colar as partes que constituirão a cabeça do fantoche, como também aquelas que formarão o seu corpo.Utilize a cola de contato para colar a espuma sobre a espuma e a cola quente para as demais colagens. Eu utilizei a cola de contato brascoplast, mas você pode fazer uso daquela que mais lhe agrade:
Cole as abas para formar a parte superior da cabeça. Essa cavidade visualizada nesta foto é o local onde é inserida a mão
Detalhe,
...