Funções das proteínas no corpo
Pesquisas Acadêmicas: Funções das proteínas no corpo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DownSniper • 31/5/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.384 Palavras (6 Páginas) • 463 Visualizações
Proteínas são biomoléculas de grande dimensão, ou macromoléculas, constituídas por uma ou mais cadeias de resíduos aminoácidos. As proteínas desempenham um vasto conjunto de funções no organismo, entre as quais a catalização de reações metabólicas, areplicação de ADN, a resposta a estímulos e o transporte de moléculas de um local para outro. As proteínas diferem entre si fundamentalmente na sua sequência de aminoácidos, a qual é determinada pela sua sequência genética, e que geralmente provoca oenovelamento da proteína numa estrutura tridimensional específica que determina a sua atividade.
Um polipeptídeo é uma cadeia polímérica linear derivada da condensação de aminoácidos. Os resíduos individuais de aminoácidos são unidos entre si através de ligações peptídicas e resíduos adjacentes. A sequência dos resíduos de aminoácidos em cada proteína é definida pela sequência de um gene, a qual está codificada no código genético. Geralmente, o código genético especifica vinte aminoácidos padrão; no entanto, em determinados organismos o código genético pode conter selenocisteína e, em determinadasArchaea, pirrolisina. Pouco depois, ou até mesmo durante o processo de síntese, os resíduos de uma proteína são muitas vezes alterados quimicamente através de modificação pós-traducional, a qual modifica as propriedades físicas e químicas das proteínas, o seu enovelamento, estabilidade, atividade e, por fim, a sua função. Nalguns casos as proteínas têm anexados grupos não peptídicos, os quais são denominados cofatores ou grupos prostéticos. As proteínas podem também trabalhar em conjunto para desempenhar determinada função, agrupando-se em complexos proteicos.
Tal como outras macromoléculas biológicas, como os polissacarídeos e os ácidos nucleicos, as proteínas são componentes essenciais dos organismos e participam em praticamente todos os processos celulares. Muitas proteínas são enzimas que catalisam reações bioquímicas vitais para o metabolismo. As proteínas também têm funções estruturais ou mecânicas, como é o caso da actina e da miosinanos músculos e das proteínas no citoesqueleto, as quais formam um sistema de andaimes que mantém a forma celular. Outras proteínas são importantes na sinalização celular, resposta imunitária e no ciclo celular. As proteínas são também fundamentais na dieta, uma vez que os animais não conseguem sintetizar todos os aminoácidos de que necessitam para viver e têm de obter aminoácidos essenciaisatravés da alimentação. Através da digestão, os animais processam as proteínas ingeridas em aminoácidos livres que são depois usados no metabolismo.
As proteínas podem ser purificadas a partir de outros componentes celulares recorrendo a diversas técnicas, como a precipitação, ultracentifrugação, eletroforese ecromatografia. Entre os métodos usados para estudar a estrutura e funções das proteínas estão a imuno-histoquímica, mutagénese sítio-dirigida, ressonância magnética nucleare espectrometria de massa.
Importância das proteínas
As proteínas são responsáveis pelo crescimento, conservação e reparação dos nossos órgãos, tecidos e células, podendo ser utilizadas como fonte de energia se houver deficiências dos outros nutrimentos energéticos.
As proteínas são formadas por sequências de unidades mais pequenas chamadas aminoácidos, que podem ser de dois tipos:
- aminoácidos não essenciais quando podem ser produzidos pelo organismo humano.
- aminoácidos essenciais quando têm que ser fornecidos pelos alimentos.
As principais funções das proteínas
- Construção de novos tecidos do corpo humano.
- Atuam no transporte de substâncias como, por exemplo, o oxigênio.
- Atuam no sistema de defesa do organismo, neutralizando e combatendo vírus, bactérias e outros elementos estranhos. Vale lembrar que os anticorpos são compostos por proteínas.
- Agem como catalizadoras de reações químicas que ocorrem no organismo dos seres humanos. As enzimas exercem esta importante função.
- Estão presentes na composição de vários fluídos produzidos pelo corpo como, por exemplo, leite materno, esperma e muco.
- Presentes nos alimentos, quando ingeridas, fornecem energia para o corpo humano.
- As proteínas estruturais (tubulina, por exemplo) são responsáveis por dar resistência e elasticidade aos tecidos.
- Atuam na regulação de hormônios.
- As proteínas encontradas na membrana plasmática atuam como receptoras, emitindo sinais para que a célula possa desempenhar suas funções vitais.
Categorias
– Função estrutural: participação na constituição de tecidos em geral, incluindo o cérebro, e na movimentação do organismo. Podemos citar como proteínas com esta função o colágeno, actina/miosina, queratina e albumina.
– Função enzimática: toda enzima é uma proteína reguladora das reações biológicas. Dentre as proteínas com função enzimática, podemos citar as lipases que transformam os lipídios em ácidos graxos e glicerol.
– Função hormonal: muitos hormônios de nosso organismo são de natureza proteica. Podemos definir os hormônios como substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas e que, uma vez lançadas no sangue, vão estimular ou inibir a atividade de certos órgãos. É o caso da insulina, hormônio produzido no pâncreas relacionado com a manutenção da glicemia (taxa de glicose no sangue).
– Função de defesa: Existem células no organismo capazes de “reconhecer” proteínas “estranhas” que são chamadas de antígenos. Na presença dos antígenos, o organismo produz proteínas de defesa, denominados anticorpos que se combinam quimicamente com o antígeno, de maneira a neutralizar seu efeito.
Função das proteínas no corpo
As proteínas são nutrientes essenciais ao crescimento e manutenção do corpo humano. Com a exceção da água, as proteínas são as moléculas mais abundantes no
...