Gramofone
Seminário: Gramofone. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mellet • 17/4/2014 • Seminário • 291 Palavras (2 Páginas) • 455 Visualizações
GRAMOFONE
Em todo esplendor da sua beleza, toca,
Toca auto sob o raro mármore da nobre sala
Fazendo voar os pensamentos no compasso da sua canção,
Embalando os sonhos,
Enquanto suas ondas sonoras se propagam no ar.
Dissimulando-se entre graves e agudos
O aroma, de alfazema que exala, do fino frasco francês
Paralelo ao raro e fútil instrumento.
O gramofone quebra com sua melodia
A calmaria dos verdes campos
Com seu tão intenso som,
Capaz até mesmo de ofuscar o brilho da grande estrela da vida,
O sol
Trazendo-me através do som de suas partituras
Um incessante sabor de ambrosia.
DESCRIÇÃO DO INSTRUMENTO
O gramofone é um instrumento musical inventado que por Emil Berliner, é composto por uma caixa toda esculpida em madeira, mas é importante que essa madeira seja de boa qualidade para proporcionar uma boa acomodação das engrenagens e garantir a perfeição do som, o gramofone possui também uma agulha, um cilindro criado por Thomas Edison e uma corneta que serve para amplificar o som.
O gramofone é uma invenção do alemão Emil Berliner de 1888, que servia para reproduzir som gravado utilizando um disco plano, em contraste com o cilindro do fonógrafo de Thomas Edison.
É um disco giratório coberto com cera, goma laca, vinil, cobre, entre outros onde são gravadas por uma agulha, as vibrações de um som emitido e afunilado em uma corneta, interligada a uma lâmina (membrana) que sustenta a agulha. Com a emissão do som o ar movimenta-se vibrando a lâmina que faz a agulha riscar em forma de ondas a superfície do disco que está girando.
De forma inversa, ao girarmos o disco já riscado, com outro tipo de agulha em contacto, esta o lerá e transmitirá as vibrações para a lâmina (membrana), cuja vibração, amplificadas pela corneta, fará emitir o som.
...