Higienização Das mãos
Monografias: Higienização Das mãos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2346 • 13/10/2013 • 558 Palavras (3 Páginas) • 611 Visualizações
HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS
As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.
A pele das mãos alberga, principalmente, duas populações de microrganismos: os pertencentes à microbiota residente e à microbiota transitória. A microbiota residente é constituída por microrganismos de baixa virulência, como estafilococos, corinebactérias e micrococos, pouco associados às infecções veiculadas pelas mãos. É mais difícil de ser removida pela higienização das mãos com água e sabão, uma vez que coloniza as camadas mais internas da pele.
A microbiota transitória coloniza a camada mais superficial da pele, o que permite sua remoção mecânica pela higienização das mãos com água e sabão, sendo eliminada com mais facilidade quando se utiliza uma solução anti-séptica. É representada,tipicamente, pelas bactérias Gram-negativas, como enterobactérias (Exemplo: Escherichia coli), bactérias não fermentadoras (Ex: Pseudomonas aeruginosa), além de fungos e vírus.
Devem higienizar as mãos todos os profissionais que trabalham em serviços de saúde, que mantém contato direto ou indireto com os pacientes, que atuam na manipulação de medicamentos, alimentos e material estéril ou contaminado.
A higienização das mãos,tem como finalidade remover os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à permanência e à proliferação de microrganismos ,promovendo assim, prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.
INSUMOS NECESSÁRIOS
• ÁGUA
A água utilizada em serviços de saúde deve ser livre de contaminantes químicos
e biológicos, obedecendo aos dispositivos da Portaria n. 518/GM, de 25 de março
de 2004, que estabelece os procedimentos relativos ao controle e à vigilância
da qualidade deste insumo.
Os reservatórios devem ser limpos e desinfetados, com realização de controle
microbiológico semestral.
• SABÕES
Nos serviços de saúde, recomenda-se o uso de sabão líquido, tipo refil, devido
ao menor risco de contaminação do produto. Este insumo está regulamentado
pela resolução ANVS n. 481, de 23 de setembro de 1999.
Recomenda-se que o sabão seja agradável ao uso, possua fragrância leve e não
resseque a pele. A adição de emolientes à sua formulação pode evitar ressecamentos
e dermatites.
A compra do sabão padronizado pela instituição deve ser realizada segundo os
parâmetros técnicos definidos
...