TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do Ballet

Artigos Científicos: História Do Ballet. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2013  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  2.778 Visualizações

Página 1 de 3

O balé(do francês Ballet) surgiu no século XV,nas cortes italianas, embora o seu desenvolvimento tenha sido maior nas cortes francesas, no século XVII, durante o reinado de Luís XIV, fato que refletiu diretamente no vocabulário do balé.O balé entrou em declínio na França depois de 1830. Mas continuou a ser aperfeiçoado na Dinamarca, Itália e Rússia.

A palavra francesa tem sua origem na palavra italiana "balleto", diminutivo de ballo (dança), que vem do latim "ballare", que significa dançar.

Os princípios básicos do balé são : postura ereta ; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.

O período Romântico do Ballet foi inaugurado pelo uso das sapatilhas de ponta e a predominância de roupas brancas, na peça. As primeiras sapatilhas de balé tinham as pontas terrivelmente pesadas para permitir que a bailarina ficasse na ponta dos pés facilmente e aparentasse leveza. Mais tarde ela foi convertida na atual constituição, onde uma “caixa” abriga a ponta dos pés da bailarina e lhe dá suporte para manter o equilíbrio.

Ballet Romântico: é um dos mais antigos. Esse tipo de dança atraiu muitas pessoas na época devido o Movimento Romântico. Os balés que seguem a linha do Romântico pregam a magia, a delicadeza de movimentos, onde a moça protagonista é sempre frágil, delicada e apaixonada

Ballet Clássico: surgiu numa época de intrigas entre os Ballets Russo e Italiano, que disputavam o título de melhor técnica. Esses Ballets também se preocupavam em contar histórias que se transformaram em contos de fadas. Nestes Ballets procura-se sempre incorporar seqüências complicadas de passos, giros e movimentos, a roupa mais comum eram os tutus pratos(vestidinho com a saia mais parecida com um prato) e aquelas sainhas finas de tule(marca característica da bailarina).

Ballet Contemporâneo ou Ballet Moderno: preserva o uso das pontas e gestuais ainda muito próximos do Ballet Clássico. Neste estilo de dança a coreografias começam a ter ideologias diferentes. Há muitos passos do ballet clássico misturados com sentimentos. As roupas usadas no Ballet Contemporâneo são geralmente colãs e malhas, como em uma aula normal, para dar maior liberdade de movimento aos dançarinos.

O ballet possui 5 posições básicas. Para mudar de uma posição para a outra o pé desliza pelo chão passando da 1/2 ponta para a ponta afastando a perna de trabalho da perna de base, o que chama-se degagé. Deve-se respeitar sempre o en dehors das pernas, que é o fato dos pés ficarem virados de lado.

.

O balé tem suas raízes na Itália renascentista através da pantomimas(peças de teatro sem falas, utilizando apenas expressões faciais e corporais, muitas vezes improvisadas), que eram realizados por atores e circenses para membros da corte.

O casamento e Catarina Médicis com O Rei da França, Henrique II, deu um grande impulso p o desenvolvimento do balé na França. Durante o reinadp de Luis XIII o balé tomou conta da França, sendo uma das principais danças, devido o seu grande desnvolvimento na região francesa os passos tem nomes de origem francesa. Em 1661 o filho de Luiz XIII, Luiz XIV criou a Académie de Musiqué at de Danse, fato que impulsinou ainda mais o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com