Introdução à Biologia Celular
Relatório de pesquisa: Introdução à Biologia Celular. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nardodragon • 10/10/2014 • Relatório de pesquisa • 548 Palavras (3 Páginas) • 427 Visualizações
Unidade 1
1. Introdução à Biologia Celular:
1.1. Origem e evolução celular nos seres vivos:
- Introdução à origem e à evolução celular.
1.2. Morfologia das células procariota e eucariota; vírus:
- Caracterização estrutural das células procariota e eucariota, e dos vírus.
1.2.1. Comparação estrutural e funcional entre as células eucariotas animais e vegetais: Caracterização das organelas citoplasmáticas exclusivas da célula eucariota vegetal• Conhecer o Plano de Ensino e o Mapa Conceitual da disciplina;
• Conhecer as normas de avaliação e frequência da disciplina;
• Identificar a importância da disciplina como base para a formação do profissional da área da saúde, a partir do estudo da morfofisiologia das células e sua complexidade nos seres vivos;
• Compreender a origem e a evolução celular dos seres vivos;
• Identificar e diferenciar a morfologia das células eucariota e procariota;
• Conhecer a morfologia e as características dos vírus;
• Comparar morfofisiologicamente as células eucariotas animal e vegetal.
Em todo o planeta Terra habitam mais de dois milhões de seres vivos, adaptados aos mais diversos ambientes, com suas infinitas formas. Diante de tanta variedade, os cientistas perceberam a necessidade de se desenvolver um sistema formal, e eficiente, de classificação; considerando suas características em comum e relações de parentesco evolutivo.
O naturalista sueco Lineu propôs, em 1735, a nomenclatura binomial, na qual cada ser vivo seria nomeado com duas palavras: a primeira se referindo ao nome genérico (gênero) e a segunda, ao nome específico. Além disso, tais nomes seriam apresentados em itálico ou grifados; e a primeira letra do primeiro nome, apresentada em maiúsculo.
Exemplo:
Onça (nome popular)
Panthera onça (nome científico)
Tal sistema, utilizado até a atualidade, facilita a comunicação entre os cientistas, já que um mesmo ser vivo, dependendo da região, pode ser identificado pelos mais diversos nomes. Por exemplo: a Manihot esculenta costuma ser chamada, em nosso país, de mandioca, aipim e macaxeira. Assim, com uma nomenclatura unificada, em qualquer local do Brasil e do mundo, o nome Manihot esculenta se refere a esta espécie específica, sem chances de ser confundida com outra qualquer.
Foi Lineu também quem criou as categorias taxonômicas, considerando “espécie” como sendo a mais específica. Estas se apresentam na seguinte ordem hierárquica:
Reino – Filo (ou divisão, no caso de vegetais) – Classe – Ordem – Família – Gênero – Espécie
Em 1959, Robert Whittaker propôs a divisão dos seres vivos em cinco reinos, esta que é levada em consideração até os dias atuais:
...