Inversão, Rebatimento, Inversão E Luminosidade Do Campo
Exames: Inversão, Rebatimento, Inversão E Luminosidade Do Campo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaaai • 3/8/2013 • 1.091 Palavras (5 Páginas) • 2.312 Visualizações
I – Introdução
O microscópio é o mais importante instrumento no estudo da biologia celular. A microscopia óptica, ou de luz, permite que enxerguemos estruturas de observação impossível a olho nu, através da incidência de luz, e de lentes objetivas que promovem um aumento de até 1000x.
Há duas divisões que podem ser colocadas para o estudo do microscópio óptico. Como o próprio nome diz, ele é composto por uma parte óptica, formada por três sistemas de lentes (objetivas, ocular e condensador), pelo diafragma e por uma fonte de incidência de luz. É composto também por uma parte mecânica, que garante o suporte para a visualização.
A visualização no microscópio se dá da seguinte forma: o condensador é responsável pelo ajuste de luminosidade e pela projeção de um cone de luz em um espelho, passando pela lâmina até que chegue às objetivas. O microscópio óptico possui objetivas de 4, 10, 40 e 100, que proporcionam uma visão panorâmica de aumento aproximado de 40x, 100x, 400x e 1000x, respectivamente, sendo que para a visualização de estruturas com aumento de 1000x é necessária utilização de óleo de imersão para que a lâmina não seja danificada. Nas lentes objetivas a imagem é ajustada pelo seu limiar de resolução, que proporciona uma maior riqueza de detalhes; e logo é projetada às lentes oculares, que farão novamente o aumento da imagem, finalizando o processo de visualização.
Por fim, parte mecânica do microscópio é composta pela seguinte estrutura: base, braço, revólver (que permite a troca da objetiva a ser utilizada), platina (haste metálica onde é inserida a lâmina), charriot (possibilita o movimento da platina para melhor focalização da lâmina), canhão ou tubo (onde se localizam as lentes oculares), e parafusos macrômetro e micrômetro (responsáveis pela focalização).
II – Objetivos
Entender de que maneira funciona um microscópio e identificar a ocorrência do rebatimento e inversão da imagem de qualquer que seja o objeto estudado.
III – Materiais e métodos
1 microscópio
1 lâmina para microscópio
1 lamínula
1 pedaço de folha de papel
1 tesoura
1 conta-gotas
1 papel-toalha
A – Desenhou-se quatro quadradinhos de 1 cm de lado numa folha de papel. Dentro de cada quadradinho, foi desenhado em tamanho bem pequeno as letras maiúsculas O, A, E e F. E logo depois, foram recortados.
B – O material que foi examinado ao microscópio foi colocado entre a lâmina e a lamínula, bem limpas. Para limpá-las, mergulhou-as em água e as enxugou cuidadosamente com papel absorvente seco.
C – Levantou-se a mesa até onde foi possível com o auxílio do parafuso macrométrico.
D – Colocou-se a objetiva de menor aumento em posição de uso.
E – Olhou-se pela ocular e a intensidade luz foi ajustada.
F – O quadradinho com a letra “O” foi colocado no centro da lâmina e pingou-se uma gota d’água sobre ele. Retirou-se o excesso de água da lâmina e em seguida com uma lamínula, cuidadosamente cobriu-se a lâmina para que não surgissem bolhas de ar entre ela e a lamínula.
G – Olhando por fora, a objetiva foi aproximada o máximo possível da lâmina, cautelosamente, para que não se tocassem e conseqüentemente quebrasse a lamínula.
H – Depois, olhando por meio da ocular, levantou-se lentamente a objetiva a fim de tornar a letra visível.
I – O ajuste final foi feito com o parafuso micrométrico, até que se obtivesse uma imagem bem nítida.
J – Observou-se e anotou-se a posição da letra “O”.
K – Todo esse procedimento foi repetido com as letras restantes (A, E e F).
L – Observaram-se cada uma das letras sucessivamente, desde a de menor de aumento até a de maior aumento, exceto a de imersão.
Observação: O aumento de uma imagem vista ao microscópio ótico é sempre o produto
...