Legumes: algas marinhas (fitoplâncton)
Tese: Legumes: algas marinhas (fitoplâncton). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: garrcia • 25/9/2014 • Tese • 647 Palavras (3 Páginas) • 386 Visualizações
BOTÂNICA
Vegetais : Algas (Fitoplâncton)
Briófitas (Musgos)
Pteridófitas (Samambaias)
Gimnospermas (Pinheiros)
Angiospermas (Abacateiro)
CICLOS REPRODUTIVOS
I – Reprodução das Algas
"Aqui tinha uma figura que não abriu"
As algas de água doce são formadas por células haplóides (n). Seus gametas, também haplóides, surgem por mitose: o feminino (oosfera) é imóvel e grande; o masculino (anterozóide) é pequeno e móvel. A fecundação resulta em um zigoto diplóide (2n), que se desprende e, a seguir, divide-se por meiose, originando quatro esporos, células flageladas haplóides, cada um capaz de formar, por mitose, um novo organismo.
Esse ciclo de vida é haplobionte (pois só há um tipo de indivíduo) e haplonte
(porque esse indivíduo é haplóide).
II – Reprodução das Briófitas
O ciclo de vida das briófitas é dipobionte. A planta desenvolvida e duradoura é o gametófito haplóide (n), avascular e clorofilado. Em seu ápice, possui gametângios (n), que produzem gametas por mitose. O gametângio feminino chama-se arquegônio; o masculino é o anterídio. Os gametas são células reprodutoras haplóides.
O masculino é o anterozóide (pequeno e flagelado); o feminino é a oosfera (grande, imóvel e com reserva nutritiva).
A fecundação – fusão do anterozóide com a oosfera – ocorre apenas em meio líquido e resulta em um zigoto diplóide (2n), que, por mitose, dá origem a um embrião (2n) no interior do arquegônio. O embrião desenvolve-se e forma o esporófito jovem.
O esporófito (2n) é uma planta aclorofilada, que se desenvolve sobre o gametófito feminino, do qual obtém alimento durante toda a vida. No ápice do esporófito, encontra-se o esporângio (2n). Nele, por meiose, formam-se esporos haplóides, células que podem desenvolver-se sobre um substrato úmido, originando novos gametófitos.
– Reprodução das Pteridófitas
O ciclo vital das pteridófitas é diplobionte. A planta desenvolvida e duradoura é o esporófito, diplóide (2n) e clorofilado, com raízes, caule e folhas, dependente do gametófito apenas no início de seu desenvolvimento.
Na face inferior das folhas do esporófito, agrupados em soros, estão os esporângios
...