MOÇA COM BRINCO DE PEROLAS
Trabalho Escolar: MOÇA COM BRINCO DE PEROLAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anamaura • 28/8/2014 • 545 Palavras (3 Páginas) • 475 Visualizações
• Griet trabalha como criada na casa do artista plástico Johannes Vermeer. Ele vive com a esposa, um tanto ciumenta e possessiva. Com o tempo, Griet fica completamente fascinada pela pintura delicada de Vermeer e se revela apta para auxiliar em seu ateliê, onde ela encontra um mundo de cor e luz. Com seu olho crítico, se torna parte do trabalho. E a intimidade crescente entre os dois desperta inveja e rompimentos pela casa, criando um escândalo para a época.
• Griet, uma jovem camponesa que, por conta de dificuldades financeiras pelas quais passa sua família, é levada a trabalhar na casa do pintor Vermeer. Dentre suas inúmeras funções está a de limpar e arrumar o estúdio, onde Vermeer passa a maior parte de seu tempo, trabalhando e refugiando-se de sua caótica família, que ele pouco vê.
• Aos poucos Vermeer começa a prestar a atenção na jovem de apenas 17 anos, e passa a treiná-la no preparo das tintas. Ela tem um natural olhar crítico, parecido com o dele, e o pintor a deixa opinar em seu trabalho, nascendo entre eles uma cumplicidade que vai gerar o ciúme do resto da família e dos outros serviçais da casa. Menos o da sogra (Juddy Parfitt), que é quem administra as contas da família quase falida, e consegue captar que a presença da criada melhorou o trabalho do pintor e, conseqüentemente, o fluxo de caixa.
• Johannes Vermeer é considerado o segundo pintor mais importante da Holanda, ficando atrás apenas de Rembrandt. Durante sua existência, entre os anos 1632 e 1675, Vermeer viveu em Delft, foi comerciante de arte e pintou diversos quadros, entre eles Moça com Brinco de Pérola, classificado por alguns como a “Mona Lisa holandesa”. A exemplo da pintura italiana, muito se especula sobre a modelo que posou para o pintor, embora não existam registros sobre a origem da mesma.
Moça Com Brinco de Pérola conta a história de Griet, uma menina holandesa de
16 anos de idade que se torna uma empregada na casa do pintor Johannes Vermeer. Sua calma e sua percepção não só a ajuda nos deveres domésticos, mas também chama a atenção do pintor. Embora diferente em sua criação, educação e posição social, eles têm um modo semelhante de olhar para coisas. Vermeer a puxa lentamente para o mundo das pinturas - o retrato, imagens luminosas de mulheres solitárias em colocações domésticas. Em contraste com o trabalho dela no estúdio do mestre, Griet tem que manter seu lugar em uma casa católica caótica administrada pela esposa volátil de Vermeer, Catharina, a astuta sogra Maria Thins, e a ferozmente leal empregada Tanneke. Seis crianças (e contando) preenchem a casa, dominadas por Cornelia de seis anos de idade, uma menina danosa que vê mais que ela deve. À beira de feminilidade, Griet atrai também as atenções crescentes de
um açougueiro local e do protetor de Vermeer, o rico Van Ruijven. E ela tem que achar uma maneira de lidar com esta vida nova e estranha fora da família protestante amorosa onde ela cresceu, agora fragmentada por um acidente e uma morte. Como Griet se torna parte do trabalho do mestre dela, a intimidade crescente deles esparrama rompimento e ciúme dentro da casa ordenada e até mesmo - como o escândalo vaza para fora - abala o mundo exterior.
...