Marmiferos
Por: Francisco Júnior • 20/5/2015 • Seminário • 786 Palavras (4 Páginas) • 233 Visualizações
Mamíferos (clado Mammalia)
Características gerais dos mamíferos
O Clado (classe) Mammalia, á qual pertencemos, reúne animais com as características exclusivas dos mamíferos são:
- Presença de glândulas mamaria.
- Corpos total ou parcialmente recobertos por pelos.
- Dentes diferenciados em incisivos, caninos, pré-molares e molares.
- Presenças de diafragma – uma membrana muscular que separa o tórax do abdome e que auxiliar na ventilação dos pulmões.
Os mamíferos estão presentes em todos os ambientes e apresentam grande variação de tamanho e massa corpórea de 1,5 gramas (espécie de morcego) e ate 130 toneladas e 30 metros de comprimento (baleia-azul).
A maioria dos mamíferos possui pelos alguns possuem o corpo parcialmente coberto, enquanto que outros possuem pelos por todo o corpo. Uma característica marcante dos mamíferos é a capacidade de brincar e os mamíferos tem capacidade de inteligência, memória e aprendizado maior que a dos outros vertebrados.
Sangue dos mamíferos
O sangue dos mamíferos mantém sempre aquecido, ou seja, esta espécie possui uma temperatura corporal que independente da temperatura do meio externo.
Estrutura e fisiologia
Revestimento corporal e esqueleto
A pele dos mamíferos apresenta uma apomorfia, isto é, uma novidade evolutiva típica do grupo: a presença de pelos. São filamentos epidérmicos constituídos de queratina compactada, formados no interior de folículos, similar em cada folículo, chamado de folículo piloso, abre uma glândula sebácea que lubrifica a pele e os pelos. Alem de proteção, os pelos servem como isolante térmico, contribuindo para manter a temperatura corporal. Na tela subcutânea que tem a presença de células que armazenam gordura (adipócitos), formando o panículo adiposo. Os mamíferos compartilham com os outros tetrápodes (anfíbios, repteis e aves) o mesmo padrão básico de organização do esqueleto, que é um forte indicio de nosso parentesco evolutivo com esses animais.
Sistema digestório
A organização básica do sistema digestório dos mamíferos é semelhante em todos. O tubo digestório começa na boca, á qual segue a faringe, o esôfago, o estomago, o intestino delgado e o intestino grosso, que termina no ânus; e a estrutura varia dependendo do habito alimentar. De modo geral, o tubo digestório dos mamíferos herbívoros é mais longo e complexo que o dos mamíferos carnívoros; e os dentes dos mamíferos refletem claramente a adaptação á sua alimentação, de maneira que se pode deduzir o tipo da dieta de uma espécie pela observação de sua dentição.
Sistema respiratório, circulatório e excretor
Todos os mamíferos respiram por meio dos pulmões; são ventilados pela ação dos músculos intercostais e do diafragma.
- Pulmão dos mamíferos – são constituídos por milhões de minúsculas bolsas, os alvéolos pulmonares, aonde há grande quantidade de capilares sanguíneos; e aonde ocorrem as trocas gasosas.
- Coração – possuir quatro câmaras (dois átrios (aurículas) e dois ventrículos separados); e com circulação dupla, semelhante a das aves.
- Sistema excretor dos mamíferos – constituído por um par de rins, que removem do sangue a ureia e outros resíduos. A urina contendo a ureia é conduzida por um par de ureteres até a bexiga urinária, onde permanecer até a sua eliminação.
Sistema nervoso e sentidos
O encéfalo dos mamíferos é o mais desenvolvido entre os animais. A região anterior, o cérebro, é volumosa e apresenta inúmeras dobras, que faz a área superficial seja muito grande em relação ao volume. É na camada mais superficial do cérebro, onde se localiza a maioria dos corpos celulares dos neurônios, onde ocorre o processamento das informações captadas pelos órgãos sensórias.
...