Mastigar
Resenha: Mastigar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Annelize • 10/11/2013 • Resenha • 1.340 Palavras (6 Páginas) • 437 Visualizações
Mastigação: é um reflexo, sendo estimulado pelo alimento na boca, ou seja, grande parte do processo da mastigação é produzida pelo reflexo da mastigação. A mastigação inicia pela vontade própria, mas depois continua como um reflexo.
Funções da mastigação:
Trituração do alimento e formação do bolo alimentar que é formado através da saliva e comida que foi triturada.
O bolo alimentar é formado em um tamanho ideal para que possa passar pela faringe e pelo esôfago.
Separar partículas estranhas que são percebidas durante a mastigação.
Durante a mastigação através do nervo vago já se tem uma estimulação para as secreções estomacais e intestinais até suas porções finais.
Deglutição: é um processo complicado principalmente por que a faringe atua a maior parte do tempo para a função da respiração.
Dividida em três fases:
Fase oral: voluntária que começa com o processo da deglutição.
Fase faríngea: involuntária, sua função é passar o alimento pela faringe até o esôfago.
Fase esofagiana: involuntária, consiste passagem do alimento para o estomago.
Fase oral ou voluntária: quando o alimento esta pronto para ser deglutido, ele é voluntariamente comprimido ou empurrado para a faringe, como uma conseqüência da elevação do assoalho da língua o que pressiona o palato mole.De agora em diante o processo da deglutição passa a ser totalmente automático, em geral não podendo mais ser interrompido.
Fase faríngea da deglutição: quando o bolo alimentar penetra na parte posterior da boca e da faringe, estimula áreas receptoras especiais da deglutição que estão situadas em torno da aberturada faringe.Os impulsos gerados nesta área se dirigem até o tronco encefálico onde desencadeiam uma resposta que é uma serie de contrações musculares automáticas da faringe.Com isso ocorre o movimento peristáltico faringiano que resulta na elevação da epiglote seguindo da elevação do palato mole, fechamento da nasofaringe e abertura do esfíncter esofagiano superior.
Todo este processo dura menos que 1 segundo.
Fase esofágica ou esofagiana da deglutição: na esôfago o 1/3 proximal é formado por músculo estriado esquelético, e apartir deste ponto se tem apenas musculatura lisa até os esfíncter externos do reto que é constituído de músculo estriado esquelético.
A principal função do esôfago é a de conduzir rapidamente o bolo alimentar para o estomago.
Os movimentos esofágicos são organizados única e exclusivamente para transportar o bolo alimentar para o estomago.
Em condições fisiológicas normais o esôfago exibe dois tipos de movimentos:
o Movimento peristáltico primário: e simplesmente a continuação da onda peristáltica que se iniciou na faringe e se estendeu para o esôfago. No caso de esta onda peristáltica não conseguir transportar todo o conteúdo do bolo alimentar para o estomago surgem às ondas peristáltica secundarias.
o Movimento peristáltico secundário: é um reflexo ao alimento retido esôfago, que distende as paredes do esôfago. Estas ondas persistem até que todo bolo alimentar chegue ao estomago.
Após os movimentos esofágicos tem-se a abertura do esfíncter esofagiano inferior, após a chegado da onda peristáltica ocorre o relaxamento receptivo deste esfíncter, o que permite que ocorra a propulsão do alimento para o estomago.
O esfíncter esofágico superior é muito importante também, pois não permite que o alimento volte após sua entrada no esôfago.
O alimento tem de passar rapidamente para o estomago assim as chances de uma contaminação
...