Natação
Seminário: Natação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AndreMar • 5/5/2014 • Seminário • 979 Palavras (4 Páginas) • 469 Visualizações
A Natação: História
A natação é conhecida desde a pré-história, o registo mais antigo sobre a nata-ção remonta às pinturas rupestres de cerca de 7.000 anos atrás. As referências escritas remontam a 2000 a. C. Algumas das primeiras referências estão incluídas em obras históricas como a Epopeia de Gilgamesh, a Ilíada, a Odisseia, a Bíblia (Ezequiel 47:5, Atos 27:42, Isaías 25:11), Beowulf, e outras sagas. No ano de 1538, Nikolaus Wynmann, um professor alemão de linguística, escreveu o primeiro livro sobre natação, “O Nadador ou o diálogo sobre a arte de Nadar” (Der Schwimmer oder ein Zwiegespräch über die Schwimmkunst)A natação de competição na Europa começou por volta do ano de 1800, na sua maioria utilizando o estilo bruços. Posteriormente, em 1873, John Arthur Trudgen, apresentou o estilo Trudgen, após ter copiado o estilo crawl usado pelos Índios Nativos Norte-americanos, criando uma ligeira variante do mesmo. Devido ao repúdio dos britânicos pelos salpicos, Trudgen empregou a pernada de bruços no lugar do batimento de pernas convencional do estilo crawl. A natação fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896, em Atenas. Finalmente em 1902, Richard Cavill introduziu o estilo crawle em 1908, foi fundada a Federação Internacional de Natação (FINA). O estilo mariposa foi desenvolvido na década de 1930, que no início surgiu como uma variante do estilo de bruços, até que foi aceite como um estilo distinto, em 1952.
Benefícios
Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes trazendo ótimos benefícios para o organismo, ajudando a melhorar a coordenação motora, além de ser recomendada para pessoas com problemas respiratórios, como por exemplo a asma , também é a única atividade física indicada para menores de 3 anos.
Principais benefícios:
Assim como a caminhada, musculação, hidroginástica, artes marciais e ciclismo, a natação é classificada como uma atividade física leve ou moderada. Ao praticar a natação, o atleta precisa movimentar quase todas as articulações e grupos musculares do seu corpo e isso, obviamente, traz muitos benefícios à saúde. Conheça alguns desses benefícios:
01. Melhora a coordenação motora;
02. Proporciona a perda de até 500 calorias por hora;
03. Melhora o humor;
04. Reduz a frequência cardíaca;
05. Proporciona uma melhor flexibilidade;
06. Fortalece todos os músculos e articulações do corpo;
07. Por não ter impacto, não prejudica as articulações.
08. Melhora o condicionamento cardiorrespiratório;
09. Aumenta a capacidade circulatória;
10. Aumenta muito a autoestima;
11. Retarda os efeitos do envelhecimento.
A Prática da Natação e a Perda de Peso
A natação não reduz medidas, ou seja, não ajuda a perder peso mesmo com dietas balanceadas, isso porque a gordura do corpo é substituída pela formação de músculos que pesam mais, porém a estrutura do corpo muda e a circunferência abdominal diminui.
Por isso, a natação não é a atividade física mais indicada para a perda de peso visto que a prática constante deste esporte leva o aumento do apetite, mais do que o ciclismo ou a corrida.
Para perder um pouco de peso com a natação é preciso ingerir alimentos de baixas calorias antes e após o treino.
Dicas
• Tenha em mãos um diário para anotar o tempo gasto com a natação e os ali-mentos consumidos antes e depois.
• Comece a se pesar à noite, assim poderá calcular a quantidade de calorias que necessita perder.
• Praticar a natação mais vezes não irá ajudar a perder mais calorias.
• Inclua uma dieta saudável e balanceada com vegetais, frutas frescas, carnes
...