O QUE É BIOLOGIA
Por: Gui Matos • 22/9/2019 • Abstract • 420 Palavras (2 Páginas) • 186 Visualizações
Biologia
A biologia, também conhecida como ciências biológicas, é o estudo de organismos vivos utilizando o método científico.
A biologia examina a estrutura, função, crescimento, origem, evolução e distribuição dos seres vivos.
Ele classifica e descreve os organismos, suas funções, como as espécies passam a existir e as interações que elas têm entre si e com o ambiente natural.
Quatro princípios unificadores formam a base da biologia moderna: teoria celular, evolução, genética e homeostase.
A biologia como uma ciência separada foi desenvolvida no século XIX, quando os cientistas descobriram que os organismos compartilhavam características fundamentais.
A biologia é agora um assunto padrão de instrução em escolas e universidades de todo o mundo, e mais de um milhão de artigos são publicados anualmente em uma ampla variedade de revistas de biologia e medicina.
A maioria das ciências biológicas são disciplinas especializadas.
Tradicionalmente, eles são agrupados pelo tipo de organismo que está sendo estudado: botânica, o estudo de plantas; zoologia, o estudo de animais; e microbiologia, o estudo de microrganismos.
Os campos da biologia são divididos ainda mais com base na escala em que os organismos são estudados e nos métodos usados para estudá-los: a bioquímica examina a química fundamental da vida; a biologia molecular estuda as interações complexas dos sistemas de moléculas biológicas; a biologia celular examina o alicerce básico de toda a vida, a célula; a fisiologia examina as funções físicas e químicas dos tecidos e sistemas orgânicos de um organismo; e ecologia examina como vários organismos se inter-relacionam.
Os campos aplicados da biologia, como medicina e pesquisa genética, envolvem muitas sub-disciplinas especializadas.
Um conceito organizador central em biologia é que a vida muda e se desenvolve através da evolução e que todas as formas de vida conhecidas têm uma origem comum.
Charles Darwin estabeleceu a evolução como uma teoria viável, articulando sua força motriz, a seleção natural (Alfred Russel Wallace é reconhecido como o co-descobridor desse conceito).
Darwin teorizou que espécies e raças se desenvolviam através dos processos de seleção natural, bem como por seleção artificial ou criação seletiva.
A deriva genética foi adotada como um mecanismo adicional de desenvolvimento evolutivo na síntese moderna da teoria.
A forma e a função biológicas são criadas e transmitidas à próxima geração pelos genes, que são as principais unidades de herança.
A adaptação fisiológica ao ambiente de um organismo não pode ser codificada em seus genes e não pode ser herdada por sua prole.
Notavelmente, organismos amplamente diferentes, incluindo bactérias, plantas, animais e fungos, compartilham o mesmo mecanismo básico que copia e transcreve o DNA em proteínas.
Por exemplo, bactérias com DNA
...