O Que é Retrovirus?
Ensaios: O Que é Retrovirus?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vimalaquias • 14/5/2014 • 656 Palavras (3 Páginas) • 982 Visualizações
O que é retrovírus?!?
Resumindo tudo, um retrovírus é óbviamente um vírus que possui somente RNA como material genético e este deverá ser convertido em DNA para a replicação viral, através da enzima "Transcriptase Reversa".
O processo de vida dos retrovírus é o seguinte:
* O vírus é levado (por algum meio) até uma célula compátivel com seus sítios de ligação;
* Adsorção: O vírus adere à célula hospedeira;
* Injeção: O vírus injeta seu RNA e enzimas virais dentro da célula hospedeira;
* Eclipse: O vírus, através da enzima transcriptase reversa, sintetiza DNA a partir de seu RNA, e liga esse DNA ao DNA da célula hospedeira. (esquematizado a seguir)
O retrovírus não pode ser combatido pelo fato de sofrer mutação constante, pois o processo de retrotranscrição não é um processo seguro, criando DNAs com sequências diferentes das quais deveriam ser.
Liberação: os novos retrovírus formados dentro da célula hospedeira saem dela. Esse processo pode ser lítico (quando, devido ao grande número de vírus, a célula se rompe) ou lisogênico (os vírus saem da célula sem rompê-la)
Ciclo reprodutivo
A principal característica deste vírus é a enzima transcriptase reversa, que produz DNA a partir de uma molécula de RNA.
O vírus reconhece a superfície da célula e se funde com a membrana plasmática, podendo ocorrer também endocitose. Após a penetração do nucleocapsídeo viral, ocorre a transcrição reversa do RNA do vírus em DNA viral. Esse processo ocorre cerca de uma hora após a infecção da célula. O DNA formado não é uma transcrição precisa, pois possui um alongamento de 500 a 600 bases, provenientes de seqüências adicionais. O DNA viral migra para o núcleo da célula e se integra com o DNA celular, ocorrendo modificações em ambos os códigos genéticos. Começa a transcrição deste DNA em RNA viral, a partir do sistema de transcrição da célula. Proteínas também são produzidas e algumas moléculas de RNA são empacotadas, originando centenas de novos vírus
Mutações
Esses vírus sofrem constantes mutações e além de sofrerem modificações durante a transcrição reversa, fazendo com que fiquem cada vez mais difíceis de serem combatidos.
Doenças
Um dos tipos mais conhecidos de retrovírus é o HIV, que por infectar seres humanos ataca os linfócitos T do sangue.
Os retrovírus possuem oncogenes que atuam nos processos de diferenciação e proliferação celular, induzindo a célula a ter divisões descontroladas, desenvolvendo tumores cancerosos.
O ciclo do HIV no nosso organismo:
O HIV atinge o sistema imunológico, normalmente responsável pela proteção do organismo contra infecções.
O vírus ataca um tipo de glóbulo branco (célula de defesa) chamado CD4. No processo, o HIV aloja seu genes no DNA da célula CD4 atingida e passa a utilizá-la para se multiplicar e, com isso, contaminar novas células.
Durante o processo, as células
...