O Sistema de Gestão Ambiental
Por: freitas107 • 31/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.592 Palavras (7 Páginas) • 227 Visualizações
SISTEMA DE GESTÃOAMBIENTAL
preocupação com o meio ambiente, políticas ambientais, sustentabilidade e poluição, regida pelas leis de Direitos Ambientais e pelas instituições particulares, de difícil resultado por ser uma política ainda praticada isoladamente pelas organizações, que visa sistematização de medidas ambientais e a melhoria/eficiência do compromisso das organizações com o meio ambiente.
O QUE É?
É a preocupação com o meio ambiente e a criação de um sistema de sustentabilidade é um tema abordado mundialmente.
RESULTADOS
Os resultados de um SGA, ainda não são tão eficazes, por ser uma política ainda praticada isoladamente pelas organizações e distribuída em diversos setores e cargos da organização, que surge apenas em momentos de emergência ou em medidas isoladas como motivo de desafios.
MELHORIAS E EFICIENCIA
fica difícil a eficiência na busca dos resultados eficazes e a solução de problemas reais. Há implantação do SGA visa à sistematização de medidas ambientais e a melhoria/eficiência do compromisso das organizações com o meio ambiente.
DESENVOLVER, IMPLEMENTAR E GERENCIAR
Elaborando as políticas ambientais, gerenciando seus aspectos e os resultados.
CERTIFICAÇÃO
provam a conformidade que uma organização esta com os requisitos e normas legisladoras dos Direitos Ambientais, e devem ser apresentados aos seus clientes, fornecedores, funcionários e sociedade em geral, assim ampliando a confiabilidade e competitividade da organização com outras organizações.
ISO 14001
que ratifica a criação do SGA como um orgão funcional de uma organização, sendo necessários para seu pleno funcionamento o Planejamento, Execução, Checagem e Ação (PDCA).
LONGO PRAZO
seus resultados devem ser implantados com todos os setores da organização. Tendo como responsáveis a alta administração da organização que delega funções aos diversos setores, buscando a coesão de todos na busca da melhoria voltada a metas ambientais, atraindo novos clientes e mantendo os existentes e assim valorizando o produto da organização.
A implantação de um SGA gera muito trabalho e esforço para seu perfeito funcionamento, sendo mais fácil em pequenas e médias empresas (PME), pois a facilidade em comunicação entre os setores são menores e estrutura organizacional é menos complexa e ao mesmo tempo podem surgir limitações pára sua implantação.
CONCEITO
ciclo continuo de planejamento, implementação, revisão e melhoria das ações da organização para tingir as metas ambientais.
Para um bom funcionamento do SGA, a organização deve identificar não apenas os problemas, mas saber o porquê das ocorrências.
ORGÃOS COMPETENTES
Referente as autorização governamentais que a organização deve buscar para a implantação do SGA, são emitidos por órgãos governamentais que tenham força de lei, tais requisitos podem ser:
CERTIFICADOS COMPETENTES
legislação, estatutos e regulamentos; decretos e diretrizes; permissão, licenças e outras formas de autorização; ordem emitidas por órgão reguladores; sentenças judiciais;
leis consuetudinárias ou direitos do povo indígena e; tratados, convenções e protocolos.
OUTROS REQUISITOS
acordos com autoridades publicas; acordos com clientes; diretrizes não regulamentadas; princípios voluntários ou códigos de praticas; rotulagem ambiental voluntaria ou compromisso de gerenciamento de produtos; requisitos de associações comerciais; acordos com grupos comunitários ou organizações não governamentais; compromisso publico da organização ou sua matriz; requisitos de corporação e companhia.
POLITICA AMBIENTAL
atendendo sua política ambiental, O processo de implementação dos objetivos e metas são a base para a melhoria do desempenho ambiental
OBJETIVOS E METAS
considerar algumas entradas, como:
principio e compromisso em sua política ambiental; seus aspectos ambientais significativos; requisitos legais aplicáveis e outros requisitos subscritos pela organização; efeito do alcance dos objetivos em outras atividades e processos; pontos de vista das partes interessadas; opções tecnológicas e viabilidade; considerações financeiras, operacionais e organizacionais, incluindo informação de fornecedores e prestadores de serviços; possíveis efeitos na imagem da organização; descobertas a partir de analises ambientais; outras netas organizacionais.
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
deve ser incluída o compromisso com a preservação do meio ambiente isenta da poluição, com atendimento aos requisitos legais aplicáveis e outros subscritos pela organização buscando a melhoria continua.
INDICADORES
Após a escolha dos objetivos e metas, elas devem ser informadas a todos os setores da empresa a qual necessitem ser atingidas, e se possíveis incluir prazos fixos para o seu cumprimento.
ALTERAÇÕES
Quando ocorrem alterações nos processos, atividades, serviços e produtos, dentro do escopo do sistema de gestão ambiental, são recomendados que os objetivos, metas e programas sejam revisados, conforme o necessário.
ALTA ADMINISTRAÇÃO
eve fornecer os recursos essenciais para a implantação e controle do SGA, responder as alterações de seus requisitos, comunicação sobre questões do sistema de gestão ambiental com as partes interessadas, e fornecer condições para a operação e melhoria continuas do SGA, visando aumentar o seu desempenho.
RECURSOS
[1] recursos humanos, [2] qualificações especificas, [3] tecnologia, [4] financeiro, [5] capacitação, e [6] mecanismo de suporte
REVISÃO DE PROJETOS
revisado de forma para que esteja alinhado e integrado, de maneira eficaz com outros sistemas já existentes, como: políticas da organização, alocação de recursos, controles operacionais e documentação, sistemas da informação e suporte, treinamento e desenvolvimento, estrutura e organização de responsabilidades, sistemas de avaliação e permissão, sistemas de mediação e monitoramento, processos de auditoria interna, e auditoria e relatório.
...