O papel do sódio no corpo
Artigo: O papel do sódio no corpo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joanelinda • 24/10/2014 • Artigo • 1.063 Palavras (5 Páginas) • 446 Visualizações
SÓDIO
HISTÓRICO
Os compartimentos orgânicos e influência do meio extracelular no meio intracelular foram inicialmente descrito por Claude Bernard. Este pesquisador, em meados de 1860, ressaltou a importância dos componentes solúveis e de sua concentração na sobrevivência e manutenção dos papéis fisiológicos celulares.
Desde então, o sódio tem sido reconhecido como principal cátion do fluido extracelular e potássio, como o principal componente mineral do meio intracelular.
CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS
Tal como outros eletrólitos, o sódio é um elemento que, quando ionizado, apresenta carga positiva. Sob a forma de cátion, portanto, está presente nos tecidos orgânicos.
ABSORÇÃO, TRANSPORTE, ARMAZENAMENTO E EXCREÇÃO.
Absorvido por transporte ativo e passivo praticamente em toda sua totalidade na parte superior do intestino delgado, a concentração plasmática do sódio é dependente da quantidade de cloreto de sódio consumido, sendo regulada pelo sistema renal através da concentração de aldosterona circulante – um mineralocorticoide secretado pelo córtex adrenal. Assim, com condições fisiológicas normais, a excreção urinária de sódio é dependente principalmente da ingestão.
Figura 1 Vias de absorção de sódio.
FUNÇÕES
Sua função mais conhecida é seu papel na manutenção da osmolaridade e volume do fluido corporal, influenciando a pressão sanguínea, diretamente influenciada pelo sistema renina-angiotensina-aldosterona e secreção do hormônio antidiurético.
Sua deficiência causa desidratação, confusão mental e hipotensão.
O excesso de sódio é o principal causador da hipertensão arterial uma vez que o sódio retém água em nosso organismo, aumentando a volemia, o que faz com que o coração tenha que bombear mais vezes para conseguir distribuir o sangue pelo corpo inteiro. Pessoas que já possuem certa resistência no vaso sanguíneo, com esse aumento no volume sanguíneo terão uma resistência periférica ainda maior, ou seja, o fluxo ficará muito forte para passar pelo vaso sanguíneo, fazendo pressão arterial aumentar.
Funções: Equilibra os líquidos corporais, juntamente com o potássio e cloreto, manutenção do equilíbrio ácido básico, excitabilidade de músculos e controla a pressão osmótica.
Sua função mais conhecida é seu papel na manutenção da osmolaridade e volume do fluido corporal, influenciando a pressão sanguínea, diretamente influenciada pelo sistema renina-angiotensina-aldosterona e secreção do hormônio antidiurético.
O sódio exerce ainda outras funções igualmente importantes, como a manutenção do potencial de membrana, condução de impulsos nervosos e contração muscular e controle da absorção e transporte de alguns nutrientes como cloro, aminoácidos, glicose e da água.
Sua deficiência causa desidratação, confusão mental e hipotensão.
Estudos realizados na população brasileira detectaram consumo de sal elevado, mais de duas vezes o limite recomendado. A ingestão de sal é fortemente influenciada pelo nível socioeconômico e pode, parcialmente, explicar a alta prevalência de hipertensão arterial. O excesso de sódio na alimentação do lactente e sua relação com hipertensão arterial é apontado em alguns estudos que demonstraram associação entre consumo excessivo de sódio no início da vida com maiores níveis de pressão arterial no primeiro ano de vida e na adolescência.
http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/efeitos-do-excesso-de-sodio-no-corpo/127/
FONTES ALIMENTARES
O consumo de sódio é fortemente influenciado pelo hábito alimentar. A principal fonte de sódio é o cloreto de sódio (sal de mesa), sendo também encontradas grandes quantidades em alimentos, como leite, queijo, alimentos processados, embutidos, enlatados, sopas e molhos prontos, azeitonas, picles, chucrute, oleaginosas, alimentos conservados com sal como o bacalhau e a carne seca, bicarbonato de sódio e shoyu.
Metabolismo:
O sódio é prontamente absorvido por transporte ativo e passivo na parte superior do intestino delgado e transportado para os rins, onde é filtrado, retornando para o sangue em níveis apropriados. É excretado principalmente na urina (90-95%), além de fezes e suor 2002).
Sua concentração é controlada através da secreção de hormônios do sistema renina-angiotensina-aldosterona e antidiuréticos. Quando os níveis de sódio no sangue aumentam ocorre o estimulo de sua excreção urinária e da sensação de sede para que haja aumento da ingestão hídrica, por outro lado, quando os níveis estão baixos, a excreção urinária de sódio diminui para que se amenizem as perdas (CARDOSO E VANNUCCHI, 2006; MAHAN E STUMP, 2002).
BIODISPONIBILIDADE
DICA
Atenção à rotulagem dos alimentos
Em 100g de alimento
Menos
...