O que é AIDS?
Projeto de pesquisa: O que é AIDS?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Adriana151291 • 13/6/2014 • Projeto de pesquisa • 780 Palavras (4 Páginas) • 233 Visualizações
O que é AIDS?
A AIDS é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado.
Há alguns anos, receber o diagnóstico de AIDS era uma sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas.
Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco e usar sempre o preservativo.
Como prevenir a AIDS?
Para evitar a transmissão da AIDS, recomenda-se o uso de preservativo durante as relações sexuais, a utilização de seringas e agulhas descartáveis e o uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais, bem como testar previamente sangue e hemoderivados para transfusão. Além disso, as mães infectadas pelo vírus (HIV - positivas) devem usar antirretrovirais durante a gestação para prevenir a transmissão vertical e evitar amamentar seus filhos.
INTRODUÇÃO
Provavelmente você já ouviu sobre a doença HIV/AIDS e sabe que ela pode seriamente afetar sua vida e até o matar. Mas o que você pode fazer para reduzir o risco de contrair HIV, o vírus que causa AIDS? Se você seguir as instruções deste vídeo, você pode reduzir ou ate eliminar o risco de contrair o HIV, salvando sua vida, a vida do atual ou futuro parceiro, e se você for uma mulher, as vidas de seus futuros filhos. A sigla AIDS significa Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. É uma doença causada pelo vírus humano de imunodeficiência, conhecida como HIV. Logo que a pessoa é infectada pelo HIV, o vírus começa a atacar o seu sistema imunológico, especificamente as células brancas do sangue, chamadas células T ou células CD4. Inicialmente, e às vezes por muitos anos, a pessoa pode não apresentar sintomas de estar doente e aparecer perfeitamente saudável. Você não pode dizer se uma pessoa tem o HIV simplesmente olhando para ela. Uma pessoa pode estar infectada com HIV e nem mesmo saber. Demora seis meses após estar infectado pelo HIV para que os testes possam mostrar se alguém é HIV soro-positivo. Depois que uma pessoa contraiu HIV, até mesmo antes de os testes serem confirmados positivos, ela já pode transmitir a infecção a outros. Um indivíduo infectado tem aproximadamente 800 a 1000 células T, que são as células de defesa imunológicas. Se o HIV comprometer muito o sistema imunológico da pessoa, as suas células T cairão a um nível perigosamente baixo. O diagnóstico da pessoa muda de HIV soro-positivo à AIDS quando suas células T caem abaixo de 200, ou quando uma infecção vence o sistema imunológico enfraquecido, chamada infecção oportunista. As células T são um dos mecanismos de defesa do corpo contra infecções por bactérias, vírus, fungos e parasitas. Quando
...