OVERDENTURE
Pesquisas Acadêmicas: OVERDENTURE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 3216549873216549 • 8/3/2015 • 252 Palavras (2 Páginas) • 288 Visualizações
OVERDENTURE
INTRODUÇÃO
As próteses tipo overdenture, conhecidas como sobredentaduras, são próteses que possuem sistemas capazes de manter as próteses totais retidas no rebordo, melhorando assim a condição de instabilidade das próteses totais convencionais, porém, essas podem ser removidas quando necessário para higienização diária.
Elas podem ser retidas através da instalação de implantes, que devem ser a menor quantidade possível capaz de fornecer retenção a prótese. Ou podem ser feitas também sobre raízes, através da instalação de pinos intra-radiculares que possuem sistema de retenção na sua porção coronária, fazendo com que a prótese encaixe no seu retentor.
A utilização de overdenture sobre dentes caiu em desuso, devido a sua maior dificuldade de manutenção. Sua higiene necessita ser impecável, para evitar que as raízes retentoras sejam acometidas por cáries, fraturas e perda da prótese. São indicadas quando há restrição a cirurgia par implantes e para extrações dentárias.
HISTÓRICO
Ledger em 1856, idealizou as próteses tipo overdenture, só que ela sofreu algumas modificações.
Inicialmente overdenture era caracterizado como o sepultamento de raízes de dentes, afim de manter a propriocepção e diminuir o processo de reabsorção óssea, aumentando assim a área do rebordo para a retenção da prótese total.
Porém ela sofreu algumas modificações, devido a poucos resultados obtidos através da técnica anteriormente utilizada, e com a eficácia do implante, a indicação e conceituação de overdenture passou a ser uma prótese retida por implantes feitos no rebordo.
Em alguns casos ainda são feitas as próteses sobre raízes, mas somente em caso de restrição a procedimentos cirúrgicos ou situação socioeconômica desfavorável. (1)
...