TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Aracnídeos (Arachnida)

Por:   •  23/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 5

Os aracnídeos (Arachnida) são uma classe do filo dos Artrópodes. Fazem parte desse filo, aranhas, carrapatos, ácaros, opiliões e escorpiões, representando mais de 60.000 espécies. São artrópodes e quase todos os animais desta classe são terrestres.

Aranhas e escorpiões são peçonhentos. Diversos ácaros são causadores ou transmissores de doenças, como:

Sarcoptes scabeii – causador da sarna ou scabiose. Essa doença, que é bastante contagiosa, é caracterizada principalmente pela coceira intensa. De fácil contágio, a sarna também é de fácil tratamento, embora os sintomas possam demorar um pouco para desaparecer completamente;

Demodex foliculorum – causador do cravo ou comedão. Que é o resultado da obstrução de um folículo piloso da pele (poro) por queratina e sebo. Um comedão pode ser aberto (ponto negro) ou fechado pela pele (ponto branco).;

Diversos ácaros que vivem na poeira doméstica – um dos maiores responsáveis pelas alergias respiratórias.

O corpo é, geralmente, dividido em cefalotórax e abdome, também chamados de prossoma e opistossoma, respectivamente. Nos escorpiões, o abdome é diferenciado em pré-abdome (mais alargado) e pós-abdome (alongado), este também é chamado de cauda, onde está presente o aguilhão. Nos ácaros, não há divisão entre cefalotórax e abdome.

Possuem 4 pares de patas inseridas no cefalotórax, que é coberto por uma carapaça quitinosa. Os dois primeiros apêndices são chamados de quelíceras, que são utilizadas como estrutura de alimentação. Os dois apêndices seguintes são os pedipalpos e desempenha diversas funções.

São, na maioria das vezes, carnívoros e a digestão é parcialmente extracelular. Eles prendem suas presas, geralmente pequenos artrópodes, utilizando as quelíceras e os pedipalpos, o intestino médio secreta enzimas que saem pela boca e digerem a presa dilacerada até formar um líquido. O animal ingere este líquido, que passa pela boca, faringe, intestino anterior, esôfago, intestino médio e intestino posterior, então, depois de completada a digestão, a presa é absorvida pelo intestino médio e armazenada nas células intersticiais.

Os órgãos excretores dos aracnídeos são os túbulos de Malpighi e as glândulas coxais. A principal excreta nitrogenada é a guanina. As gândulas coxais são sacos esféricos de paredes delgadas, situadas ao longo dos lados do prossoma, que coletam detritos do sangue circundante. Os detritos são transportados ao exterior através de um longo ducto espiralado que se abre nas coxas dos apêndices. Os túbulos de Malpighi são um ou dois pares de tubos que se originam na parte próxima ao intestino e se ramificam. Os detritos passam do sangue pelas paredes dos túbulos para o lúmen e para o intestino.

O cérebro é uma massa ganglionar anterior situada acima do esôfago. O sistema nervoso dos aracnídeos é como um anel em volta do esôfago. Dele saem nervos e um feixe nervoso. Apresentam órgãos sensoriais como olhos e pêlos.

A respiração dos aracnídeos é feita por filotraquéias ou pulmões foliáceos. Os pulmões foliáceos ocorrem aos pares e ocupam posição ventral no abdome. As filotraquéias estão em contato com o ambiente por uma abertura na região abdominal. Possuem várias lâminas que estão superpostas e bastante vascularizadas. O ar entra pela abertura e passa pelas lâminas onde ocorrem as trocas gasosas.

O sistema traqueal é parecido com o dos insetos, porém parece ser mais evoluído nos aracnídeos.

A transmissão indireta de espermatozóides por meio de um espermatóforo é característico de muitos aracnídeos. Existe um padrão de comportamento e atração para o acasalamento. A fecundação é interna e o desenvolvimento é direto. Os ovos são ricos em vitelo.

Opiliones (opiliões)

Pseudoscorpiones (pseudoescorpiões)

Ordem Scorpiones (escorpiões)

Formam o mais antigo grupo de artrópodes terrestres conhecidos. São animais de hábitos noturnos. Durante o dia ficam escondidos em baixo de troncos, pedras e buracos no solo. Possuem de 3 a 9 cm de comprimento. As quelíceras são pequenas mas os pedipalpos são grandes e formam uma estrutura em forma de pinça para captura de presas. Na parte posterior do abdome há uma “cauda” que possui um aguilhão, estrutura característica dos escorpiões. A ponta do aguilhão injeta veneno, que é produzido por um par de glândulas. O veneno tem ação neurotóxica e pode até matar uma pessoa, causando paralisia dos músculos respiratórios e cardíacos. Os escorpiões são carnívoros. Costumam executar um ritual de acasalamento antes da cópula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com