Os ramos da Biologia
Seminário: Os ramos da Biologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eglayse • 11/10/2013 • Seminário • 3.848 Palavras (16 Páginas) • 350 Visualizações
Escolha a alternativa que traz o autor conhecido como o “pai do benchmarking” e o ano aproximado da criação do termo:Escolha a alternativa que traz o autor conhecido como o “pai do benchmarking” e o ano aproximado da criação do termo:Escolha a alternativa que traz o autor conhecido como o “pai do benchmarking” e o ano aproximado da criação do termo:
A Wikipédia chegou aos 800 000 artigos! Faça parte disso.
Número atual de artigos: 800 664
Biologia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Uma mosca-da-flor, exemplo de mosca que, como o nome sugere, é encontrada próxima a flores, neste caso, sobre uma camomila.
Biologia é a ciência que estuda os seres vivos (do grego βιος - bios = vida e λογος - logos = estudo, ou seja o estudo da vida). Debruça-se sobre o funcionamento dinâmico dos organismos desde uma escala molecular subcelular até o nível populacional e interacional, tanto intraespecíficamente quanto interespecíficamente, bem como a interação da vida com seu ambiente físico-químico. O estudo destas dinâmicas ao longo do tempo é chamado, de forma geral, de biologia evolutiva e contempla o estudo da origem das espécies e populações, bem como das unidades hereditárias mendelianas, os genes. A biologia abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas.
A vida é estudada à escala atômica e molecular pela biologia molecular, pela bioquímica e pela genética molecular, no que se refere à célula pela biologia celular e à escala multicelular pela fisiologia, pela anatomia e pela histologia.1 A biologia do desenvolvimento estuda a vida ao nível do desenvolvimento ou ontogenia do organismo individual.
Subindo na escala para grupos de mais que um organismo, a genética estuda as bases da hereditariedade e da variação entre indivíduos. A etologia estuda o comportamento dos indivíduos. A genética populacional estuda a dinâmica dos alelos na população, enquanto que a sistemática trabalha com linhagens de muitas espécies.2 As ligações de indivíduos, populações e espécies entre si e com os seus habitats são estudadas pela ecologia e as origens de tais interações pela biologia evolutiva.3 Uma nova área, meramente especulativa, a astrobiologia (ou xenobiologia ou ainda exobiologia4 ) estuda a possibilidade de vida para lá do nosso planeta. A biologia clínica constitui a área especializada da biologia profissional, para Diagnose em saúde e qualidade de vida, dos processos orgânicos eticamente consagrados.
Os ramos da Biologia são:
Zoologia
Helmintologia
Malacologia
Entomologia
Ictiologia
Herpetologia
Ornitologia
Mastozoologia
Botânica
Microbiologia
Micologia
Parasitologia
Bacteriologia
Virologia
Citologia ou Biologia Celular
Genética
Genética clássica
Genética molecular
Genética populacional
Biologia Molecular
Sistemática
Biologia Evolutiva
Fisiologia
Ecologia
Biologia de Sistemas
Biologia da Conservação
Bioética
Biologia do Desenvolvimento
Histologia
Etologia
Imunologia
Biotecnologia
Paleontologia
Etnobiologia
Todas as áreas de especialização dos biólogos surgem do cruzamento dos diferentes ramos da Biologia.
Índice [esconder]
1 Princípios da biologia
1.1 Universalidade: bioquímica, células e o código genético
1.2 Evolução: o princípio central da biologia
1.3 Diversidade: a variedade dos organismos vivos
1.4 Homeostase: adaptação à mudança
1.5 Interacção: grupos e ambientes
2 Âmbito da biologia
2.1 Estrutura da vida
2.2 Fisiologia dos organismos
2.3 Diversidade e evolução dos organismos
2.3.1 Classificação da vida
2.4 Interacções entre organismos
3 História da Biologia
4 Notas
5 Referências
6 Bibliografia
7 Ver também
Princípios da biologia[editar]
Estrutura de DNA.
Apesar da biologia não descrever, ao contrário da física, os sistemas biológicos em termos de objectos que obedecem a leis imutáveis descritas de forma matemática, não deixa de ser caracterizada por um certo número de princípios e conceitos nucleares: universalidade, evolução, diversidade, continuidade, homeostase e interacção.
Universalidade: bioquímica, células e o código genético[editar]
Ver artigo principal: Vida
Existem muitas unidades universais e processos comuns que são fundamentais para todas as formas de vida. Por exemplo, quase todas as formas de vida são constituídas por células que, por sua vez, funcionam segundo uma bioquímica comum baseada no carbono. A exceção a essa regra
...