TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PELE OLEOSA

Por:   •  24/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 5

A Pele

A pele é o maior órgão do corpo, sendo formada pela epiderme, uma camada celular superficial e pela derme uma camada profunda de tecido conjuntivo. Ela repousa sobre a hipoderme que é uma camada de tecido laxo. A hipoderme estabelece a ligação entre a pele e o músculo ou osso subjacente. É facilmente acessível e é um dos melhores indicadores da saúde geral; por isso, é importante observá-la com atenção.

Esta proporciona:

- proteção do corpo contra os efeitos ambientais;

- contenção das estruturas do corpo e de substâncias vitais;

- regulação do calor mediante a evaporação do suor;

- sensibilidade por meio de nervos superficiais e suas terminações sensitivas;

- sintetiza e armazena vitamina D.

Tipos de Pele

De acordo com a produção lipídica das glândulas sebáceas, pode ser classificada em três tipos:

• Pele Seca;

• Pele Oleosa;

• Pele Normal.

Pele Oleosa ou Lipídica

Pele com uma produção de sebo intensificada. O sebo cutâneo também referido como corpo untuoso é composto por uma combinação de lípidos, ceras, hidrocarbonetos, fosfolípidos, colesterol, e outros esteroides que lhe concede uma capacidade emulsiva.

A este excesso de produção é chamado de seborreia. Também caracterizada pela presença de:

• humidade;

• poros dilatados;

• comedões conhecidos como pontos negros (poros obstruídos);

• por vezes quistos sebáceos;

• e micro-organismos.

Estas características ocorrem devido aos fatores agravantes que podem ser: internos como a genética, alterações hormonais (puberdade, síndrome pré-menstrual, gravidez...), psicológicos (stresse, fadiga...) ou fatores externos havendo agressões químicas (medicamentos, cosméticos comedogénicos...) ou exposições aos raios UV.

Quando as causas internas ou higiene inadequada estão na origem do aparecimento de uma pele oleosa podem ocasionar um aumento das glândulas sebáceas juntamente com inflamação das mesmas chamada Acne Vulgaris que em casos mais extremos levará ao surgimento de borbulhas e infeção localizada, Acne poliforme.

Estados de Pele

O estado da pele pode variar muito durante a vida ao contrário dos tipos de pele. Os vários fatores internos e externos já vistos anteriormente, influenciam os níveis de sebo existentes. Sendo assim a quantidade de sebo produzido pelas glândulas sebáceas da pele controla a eficácia da função barreira da pele e, como resultado, o estado da pele. A produção excessiva de sebo pode provocar pele oleosa com tendência acneica, enquanto a produção baixa provoca pele seca.

As glândulas sudoríparas da pele produzem suor para ajudar o corpo a manter a sua temperatura ideal. A produção excessiva de suor ou deficiente, pode também influenciar o estado da pele. Como exemplo de estado de pele com excesso de sebo temos a pele acneica.

Esta encontra-se principalmente em indivíduos adolescentes, pois é nessa altura que se dá as alterações hormonais, onde cerca de 80-90% dos jovens são afetados.

Designa-se por Acne vulgaris como anteriormente mencionado, onde existe infeção inflamatória crónica do folículo pilossebáceo, encontrando-se na derme devido à formação de uma dobra interna da epiderme levando com ela a glândula sebácea e o pelo.

Os fatores a ter em conta da sua presença são:

• Fechamento do folículo piloso, devido a concentração de queratina na camada córnea impedindo assim a excreção de sebo;

• Hipersecreção sebácea, ocasionada pelas alterações das hormonas sexuais (estrogénio e androgénio);

• Micro-organismos, produzidos pela proliferação de bactérias na presença de material oleoso.

O grau de infeção pode variar, havendo uma classificação para fazer esta avaliação.

Pele oleosa Comedões abertos e fechados Pápulas e pústulas Nódulos e cistos Abcessos

GRAU I X X

GRAU II X X

X

GRAU III X X

X

X

GRAU IV X X

X

X X

GRAU V Acne de forma infeciosa e sistémica, de causa desconhecida e prevalece em indivíduos do sexo masculino.

Existem outros tipos de acne como: neonatal, infantil, medicamentosa, tardia (na pré-menopausa e menopausa), cosmética, mecânica, tropical, solar, stress.

COSMETOLOGIA

Cosméticos

O termo cosmético designa substâncias de origens diversas (naturais ou sintéticas), usadas sobre a pele para limpar, suavizar, encobrir imperfeições e embelezar.

Cosmetologia e pele

Nos tempos modernos a aparência física, a imagem de um indivíduo é o que o torna diferente dos outros sendo muito relevante para o dia-a-dia tanto a nível de interações sociais como intrapessoais, contribuindo assim para o seu bem-estar e autoestima a todos os níveis... Sendo que para ajudar no cuidado do nosso aspeto visual e funcionalidade da pele, recorremos à utilização de cosméticos para obter as seguintes finalidades:

- Promover a suavidade e frescura da pele;

- Proteger a pele de agentes externos;

- Proporcionar hidratação e nutrição;

- Atrasar o envelhecimento da pele com o aparecimento de rugas;

- Higienizar em profundidade a epiderme.

Elementos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com