Pato Cirúrgica
Tese: Pato Cirúrgica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JanainaHosti • 3/12/2014 • Tese • 645 Palavras (3 Páginas) • 289 Visualizações
Nome: Charlote Espécie: canina Raça: Pinscher Idade:6 anos
Problema principal: Hérnia inguinal, localizada medialmente a mama inguinal direita
Problemas secundários:
(o relato desses problemas devem justificar o diagnóstico)
DIAGNÓSTICO: paciente apresentou-se sem maiores alterações ao exame clínico, sendo relatado pelo proprietário apenas o aumento de volume próximo a mama inguinal direita e pouca sensibilidade dolorosa.
Foram realizados exames pré-cirúrgicos, os quais apresentaram-se dentro dos parâmetros normais.
ABORDAGEM TERAPÊUTICA: não foi feito tratamento terapêutico antes da cirurgia.
ABORDAGEM CIRÚRGICA: (nome da técnica e breve descrição:acesso,fios, intercorrências)
A herniação inguinal na região caudal do abdome resulta da falha no anel inguinal através do qual o conteúdo abdominal sai do seu local de origem e entra no espaço subcutâneo (BELLENGER, C.; READ, R.A., 2007).
Hérnias inguinais podem surgir de uma anormalidade congênita do anelinguinal ou podem ser causadas por trauma (A maioria dos defeitos abdominais pode ser reconstruída com êxito, porém, deve-se dar atenção especial para as conseqüências de uma hérnia, como o encarceramento e estrangulamento.
Técnica cirúrgica:
Após o posicionamento do animal em decúbito dorsal, foi realizada a anti-sepsia, na seqüência em toda a extensão da região tricotomizada.
A abordagem cirúrgica teve início na linha média ventral, retro-umbilical, com acesso ao saco herniário mediante dissecção ao longo da lâmina externa da bainha do músculo reto abdominal, sob a glândula mamária.
O saco herniário foi isolado e aberto, mostrando como conteúdo herniário o omento e segmento do intestino delgado íntegro, sem áreas necróticas, portanto, não foi necessário ressecção do segmento. Procedeu-se então a recolocação do segmento intestinal na cavidade abdominal. Logo após, o saco herniário foi seccionado em sua base, e ligado com pontos de colchoeiro horizontal,
MedveP - Revista Científica de Medicina Veterinária - Pequenos Animais e Animais de Estimação 2005; 3(9):9-12
11
Encarceramento do Intestino Delgado Devido a Hérnia Inguinal em Canino – Relato de Caso
sendo a redução do diâmetro do anel herniário rea-lizada com pontos isolados simples, usando-se o fio não absorvível sintético 2-0 (mononáilon). Na seqü-ência, foi realizada celiotomina na linha média para ovariosalpingohisterectomia da paciente. O fecha-mento da cavidade abdominal foi realizado conforme técnica padrão, utilizando-se fio mononáilon 2-0 para a musculatura e mononáilon 4-0 para a pele. O seg-mento do intestino retirado apresentava espessamento de mucosa, áreas isquêmicas e necróticas e em seu conteúdo material fecal firme e ressecado, contendo pêlos e grama, o que caracterizou uma impactação deste segmento (Figuras 2 e 3 ).
Durante o pós-operatório imediato, a paciente permaneceu em fluidoterpia intravenosa nas doze horas seguinte, utilizando-se a solução de ringer lacta-to (10ml/Kg/h). Como antibioticoterapia foi utilizado
cefalexina (20mg/Kg/BID) por via oral durante 10 dias. O cloridrato de tramadol durante 3 dias (2mg/ kg/SC/TID) foi escolhido como analgesia
...