Poliquetas
Artigo: Poliquetas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: OutOut • 13/9/2014 • Artigo • 272 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
Poliquetas:
Polychaeta - do grego “muitas cerdas”.
Os poliquetas são vermes exclusivamente marinhos, algumas espécies são bem conhecidas pelos pescadores, que os utilizam como isca, e esta espécie constitui o maior grupo incluído nos Anelídeos. Há uma grande diversidade de formas e estilos de vida nas mais de 86 famílias descritas, muito poliquetas apresentam uma coloração espetacular, com tonalidades de vermelho, rosa, verde, laranja etc.
Seu aspecto pode ser representado pela espécie Nereis diversicolor (Serradela), pois é um bom exemplo para descrever um poliqueta típico. Tem como característica, um corpo alongado e achatado dorsoventralmente (Se estende para o lado). São também bem evidentes a cabeça, na região anterior, e o pigídeo contendo o ânus, na região posterior. Locomovem-se através dos parápodes (pequenos pés), e o corpo está revestido por uma cutícula quitinosa.
A respiração é predominantemente cutânea e pode ser complementada pela respiração branquial. Muitos poliquetas têm pigmentos respiratórios que são usualmente uma forma de hemoglobina (vermelha), ou a clorocluorina (verde), ou ambos. Diferentes pigmentos, ou mesmo diferentes formas do mesmo pigmento, têm capacidades distintas de reter e ceder oxigênio. Os vasos mais importantes incluem um vaso mediano-dorsal, longitudinal, que transporta a hemolinfa no sentido anterior, e um vaso mediano-ventral, longitudinal, que a transporta no sentido posterior. O sistema digestivo dos poliquetas é um tubo rectilíneo, que atravessa os septos celómicos, parecendo estar suspenso no celoma. Tipicamente, o sistema excretor dos poliquetas é constituído por um par de nefrídios (“rins” dos invertebrados).
Os poliquetas tem um ótimo poder de regeneração, podendo assim substituir as partes danificadas, e se regenerar. Por isso a reprodução assexuada é comum em tal grupo, porem ainda sim há reprodução sexuada.
...