Pontos De Fusão
Monografias: Pontos De Fusão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jnconceicao • 29/4/2014 • 405 Palavras (2 Páginas) • 443 Visualizações
Introdução
À temperatura a que uma substância passa do estado sólido para o estado liquido, dá-se o nome de ponto de fusão (PF). Sólidos cristalinos e puros possuem um ponto de fusão próprio, a presença de outras substâncias influi grandemente nesse ponto, fazendo com que seja maior o intervalo entre o inicio e o término da fusão. Para substâncias puras, a mudança do estado sólido para o liquido é bem definida dentro de +/-0,5ºC, se o liquido for resfriado ocorrerá solidificação na mesma temperatura, logo, se o ponto de fusão e o ponto de solidificação são idênticos, podemos identificar que a devida substância é pura.
A abolição é um fenômeno físico endodérmico onde uma substância em estado líquido passa para o gasoso. Sendo o ponto de ebulição a temperatura na qual ocorre essa transformação, nela o líquido vence a pressão atmosférica, passando para o estado gasoso. Para que esse fenômeno ocorra é necessário que a pressão de vapor seja maior que a pressão atmosférica, o que garante o desprendimento uniforme de todo o líquido para a forma gasosa. Isso acontece com o aumento de temperatura onde as moléculas se agitam.
Lembrando que quanto maior o peso molar maior será o ponto de ebulição e que dependendo da pressão atmosférica o ponto de ebulição varia. O estudo sobre a pressão atmosférica que foi descoberta por um aluno de Galileu, o famoso Torricelli que em vez de estudar essa variação com água que foi como seu professor fez ele utilizou o mercúrio. Tendo seu conceito melhor entendido posteriormente por Pascal que a observou em um plano e posteriormente em uma montanha descobrindo ali a importância da pressão atmosférica, que inclusive posteriormente foi utilizada para medir ponto de fusão e ebulição.
Metodologia
Primeiro passo foi fechar uma das extremidades do capilar, ela foi aquecida na chama do bico de Bunsen. Depois disso, foi transferida para o capilar uma quantidade de Acido Ossalico, mais ou menos um centímetro de substância, também foi necessário fazer a substância descer para a extremidade lacrada do tubo, para isso foi usado um tubo de vidro bem longo, o capilar foi colocado dentro do tubo e solto para que se chocasse em queda livre com a bancada de trabalho.
O capilar contendo a substância foi preso a um termômetro com o auxilio de um anel de borracha do tamanho adequado, depois desse procedimento aquecemos o capilar, utilizando o bico de Bunsen e tubo de Thiele, anotamos as informações.
...