Preparo De Soluções
Exames: Preparo De Soluções. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vivivianne • 10/6/2014 • 1.028 Palavras (5 Páginas) • 493 Visualizações
PREPARO DE SOLUÇÕES
Relatório do Curso de Graduação em Medicina Veterinária apresentado à Universidade Vila Velha-ES, como parte das exigências da Disciplina Biofísica sob orientação da Professora Maria de Fátima M. F. Cardoso.
VILA VELHA
MAIO 2014/1
INTRODUÇÃO
As soluções são definidas como misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. Elas são encontradas em qualquer um dos três estados da matéria: sólido, líquido e gasoso.
Todas as misturas gasosas são soluções porque qualquer mistura de gases é homogênea. Soluções sólidas, como certas ligas metálicas, são comuns. A grande maioria das soluções, entretanto, existe no estado líquido. Soluções líquidas são formadas pela dissolução de um gás, líquido ou sólido em um líquido. Se o líquido é a água, a solução é chamada de solução aquosa.
Geralmente uma solução é constituída por um componente em maior quantidade, o solvente e, um ou mais componentes denominados solutos.
OBS.: Em toda solução com participação da água, esta é considerada como solvente, esteja ou não em maior quantidade.
Solução = Solvente + Soluto
A maior parte da Terra é constituída por soluções aquosas – os oceanos. Vivemos na dependência completa de duas espécies de soluções: uma gasosa – (a atmosfera) e a outra aquosa.
Para estudo das soluções três aspectos devem ser considerados: quantidade, composição e concentração. A quantidade da solução envolvida em um processo pode ser medida em massa e volume.
A composição de uma solução é a soma total de todos os ingredientes que a compõem, e a concentração de uma solução são as quantidades relativas destes vários componentes.
Quando adicionamos 1 grama de NaCl em 1 litro de água, observamos que toda sal se dissolve facilmente. Esta solução assim obtida conterá pequena quantidade do soluto (sal de cozinha) em relação à quantidade do solvente (água) usada e será chamada solução diluída, ou seja, solução diluída contém pouco soluto em relação à quantidade do solvente e solução concentrada contém muito soluto em relação à quantidade de solvente.
Ao acrescentarmos mais soluto a solução anterior (solução diluída) estaremos transformando uma solução diluída em concentrada. Quando a quantidade do soluto for grande em relação a quantidade do solvente, obteremos uma solução concentrada. Assim, uma solução que contenha 300 gamas de NaCl em 1 litro de água é uma solução concentrada. Não há limite para considerarmos uma solução, diluída ou concentrada, sem um termo de comparação. Uma solução é definida em função da outra.
As soluções podem ser insaturadas, saturadas ou supersaturadas, de acordo com a quantidade de soluto dissolvido.
Solução insaturada: contém, numa certa temperatura, uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade nesta temperatura.
Solução saturada: contém, numa dada temperatura, uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade nesta temperatura. Uma solução saturada pode (ou não) apresentar corpo de fundo (excesso de soluto precipitado). Solução supersaturada: contém, numa dada temperatura, uma quantidade de soluto dissolvido maior que a sua solubilidade nesta temperatura (solução metaestável). Uma solução supersaturada pode ser obtida por aquecimento de uma solução saturada com corpo de fundo, seguido por resfriamento lento para evitar a precipitação do excesso de soluto.
OBJETIVO
Preparar uma solução de NaCl 0,9%, Glicose 5,0% e de álcool etílico 70%.
...