Prática Nº 02: preparo e “uso” de anestésico
Seminário: Prática Nº 02: preparo e “uso” de anestésico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Monalizamally • 19/3/2014 • Seminário • 1.730 Palavras (7 Páginas) • 681 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI
RADIOLOGIA
LABORATÓRIO
RELATÓRIO
DISCIPLINA: BIOFÍSICA TURMA: P 02
PROFESSOR: FRANCISCO ALMEIDA
DATA DA EXPERIÊNCIA: 21/10/2013 DATA DA ENTREGA: 28/10/2013
EXPERIÊNCIA – PRÁTICA Nº 02: PREPARO E “USO” DE ANESTÉSICO.
COMPONENTES Nº NOTA
IOLANDA TAVARES
JACKELLINE SANTOS
LUANA COSTA
LUANNA SANTIAGO
MONALIZA SILVA
PRÁTICA Nº 02: PREPARO E “USO” DE ANESTÉSICO
1. INTRODUÇÃO:
Solução pode ser definida como a mistura unifásica de mais de um componente, pelo menos um soluto e um solvente. Tratando-se de líquidos biológicos a água sempre será o solvente e a maior parte dos solutos encontra-se na forma sólida.
A maioria dos medicamentos empregados na área biomédica apresenta-se em forma de solução. As soluções têm um poder de reidratante, desinfetante, esterilizante, entre outras propriedades, sendo largamente empregadas pelos profissionais da saúde.
2. OBJETIVOS:
• Aprender a produzir soluções corretamente;
• Efetuar cálculos relativos à preparação das soluções produzidas;
3. MATERIAL:
- Frasco fechado, mas já utilizado de anestésico (Thiopentax)
- Seringa descartável de 1ml
- Seringa descartável de 20ml
- Agulha descartável de 25 x 7 ou 30 x 8
- Água destilada.
4. PROCEDIMENTO:
Bom deu-se início à aula com a atribuição da tarefa dado pelo professor, de prepararmos o anestésico. Os grupos das aulas anteriores se juntaram novamente no laboratório e detiveram-se em executar a experiência e fazer todos os cálculos necessários para a prática daquela noite. Fazendo o devido manuseio com as seringas descartáveis, a água destilada e o frasco do anestésico (Thiopentax).
Primeiramente tivemos uma breve explicação sobre a fórmula correta que seria usada que consiste em concentração “massa sobre volume”, para obtermos os resultados corretos.
Logo nos foi entregue todo material que seria necessário para a experiência, nosso primeiro passo foi acrescentar 39 ml de água destilada em um fraco de Thiopentax sendo que este já continha 1 ml de solução junto com 1 grama de substância, chegando ao total de 40 ml de solução, esta mistura foi possível com o auxilio de uma seringa de 20 e uma agulha descartável.
Na nossa primeira experiência conectamos agulha descartável de 25x7 na seringa de 20 ml, preenchendo-a totalmente com água destilada e depois administramos no anestesio Thipentax. Para realizar o experimento corretamente foi preciso injetar mais 19 ml de água destilada com o uso da mesma seringa
Após a experiência concluída fomos submetidos a calcular a concentração resultante de Thiopentax sódio.
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Inicialmente tivemos uma breve explicação sobre á formula correta que seria usada para fazemos os cálculos e obtermos os resultados corretos.
Logo nos foi entregue todo material que seria necessário para a experiência, nosso primeiro passo foi acrescentar 39 ml de água destilada em um fraco de Thiopentax sendo que este já continha 1 ml de solução junto com 1 grama de substância, chegando ao total de 40 ml de solução, esta mistura foi possível com o auxilio de uma seringa de 20 e uma agulha descartável.
Após a experiência concluída fomos submetidos a calcular a concentração resultante de Thiopentax sódio em g/ml e mg/ml.
Cálculo utilizado pra encontrar a concentração resultante do anestésico:
C=m/v
C = 1/40
C= 0, 025g x 1000
C=25mg/ml
Foi-nos proposto calcular o volume da solução deste anestésico mais com enfoque que seria administrado ao uma pessoa de 60 quilos e peso corporal a uma dose de 3 mg/kg chegando ao resultado.Para se achar o volume foi preciso achar primeiramente a concentração e converter de miligrama em grama.
Cálculos utilizados:
3mg 1 kg 1 g 40 ml
X mg 60 kg 0,18g X
x=180/1 x=40/ 0,18
x=180mg/1000 x=7,2 ml
x=0,18g
Após a realização destes cálculos e com a obtenção de resultados satisfatórios, nos foi abordado qual seria o volume da mesma
...