Questoes Biologia
Dissertações: Questoes Biologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maaytecastro • 14/11/2014 • 893 Palavras (4 Páginas) • 4.807 Visualizações
Questoes Biologia
DISSERTATIVA
1 Um dos grandes problemas nas regiões urbanas é o acúmulo de lixo sólido a sua disposição. Há vários processos para a disposição do lixo, dentre eles a compostagem, o aterro sanitário, o depósito a céu aberto e a incineração. Cada um deles apresenta vantagens e desvantagens. Considere as seguintes vantagens de métodos de disposição do lixo:
I. Diminuição do contato humano direto com o lixo
II. Produção de adubo para a agricultura
III. Baixo custo operacional do processo
IV. Redução do volume de lixo.
Para cada um dos processos citados, associe uma destas vantagens.
Resposta: Compostagem: Produção de adubo para a agricultura
Aterro sanitário: Diminuição do contato humano direto com o lixo
Depósito a céu aberto: Produção de adubo para a agricultura
Incineração: Redução do volume de lixo.
_____________________________________________________________________________________________
2 Baseado no conceito de “alterações abióticas”:
“Toda e qualquer alteração ocorrida no ambiente, e que provoque desequilíbrio e prejudique a vida”
Cite cinco destas, e comente sobre uma destas alterações.
Resposta: Poluição sonora: Pode provocar alterações de comportamento, a longo prazo; além de problemas relacionados à audição.
Poluição térmica: Na água, pode propiciar a proliferação de determinados organismos, e a morte de outros, comprometendo toda a teia alimentar.
Poluição do ar: Causa diversos problemas, dependendo do tipo de poluente. Chuvas ácidas e inversão térmica são alguns exemplos.
Poluição por elementos radioativos: Provocam mutações, propiciando o desencadeamento de doenças, e até mesmo a morte de indivíduos.
Poluição por substâncias não-biodegradáveis: Se acumulam nos tecidos dos organismos, se concentrando ao longo das cadeias alimentares.
____________________________________________________________________________________________
3(UFC-CE) Um pesquisador observou que formigas frequentemente se alimentavam de uma substância líquida açucarada (exudato) emitida por insetos conhecidos como afídeos (também chamados de pulgões) sem matá-los. Em contrapartida, toda vez que um predador dos afídeos se aproximava de suas presas, o pesquisador suspeitava que as formigas afugentavam o predador. Para estudar essa interação, o pesquisador criou um experimento da seguinte forma: impediu que as formigas se alimentassem dos afídeos e observou a taxa de crescimento e de sobrevivência das colônias de formigas. Comparou essas medidas com as mesmas medidas realizadas em situações nas quais as formiga e os afídeos puderam interagir naturalmente. De acordo com esse texto, responda o que se pede a seguir.
a) As suspeitas do pesquisador indicam qual tipo de interação entre formigas e afídeos?
b) O experimento do pesquisador está incompleto. Qual informação falta no experimento para avaliar o tipo de interação entre formigas e afídeos?
c) Se as formigas não se alimentassem do exudato, mas afugentassem os predadores dos afídeos, que tipo de interação poderia estar ocorrendo entre as formigas e os afídeos?
Resposta: a) mutualismo facultativo (protocooperação).
b) O pesquisador deveria avaliar o impacto da ausência da interação com as formigas sobre a população de afídeos, para chegar a uma conclusão sobre o tipo de interação entre esses seres.
c) A interação seria o comensalismo.
4 - O lançamento de esgoto in natura em mares, rios e lagos constitui uma catástrofe para o meio ambiente. A alta concentração de matéria orgânica favorece, inicialmente, a proliferação de organismos decompositores aeróbios. Observa-se, Posteriormente, a morte de peixes e a liberação de ácido sulfídrico, principal causador de mau cheiro. Identifique a relação entre a proliferação de organismos aeróbios decompositores e a morte de peixes. Em seguida, explique como ocorre o aumento da produção de ácido sulfídrico.
Resposta: A proliferação de microorganismos aeróbicos esgota o oxigênio da água causando a morte dos peixes. A falta
...