RADECO 2013
Tese: RADECO 2013. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaisalves • 14/10/2013 • Tese • 1.665 Palavras (7 Páginas) • 346 Visualizações
Curtindo A Medicina
Eu sou...Estudantes de MedicinaVídeosFacebookContatoParceirosMédicas VaidosasClínica MédicaClínica CirúrgicaPediatriaG.O.Dermatologia
sexta-feira, 19 de julho de 2013
A Gravidez e os Tratamentos Dermatológicos!
Olá queridos leitores,
Durante a gestação, o organismo materno é adaptado para o desenvolvimento do feto e isso requer cuidados especiais. Durante a organogênese, entre a 4ª e 8ª semana de gestação, o risco de malformações são maiores.
Os tratamentos dermatológicos na gravidez continuam sendo um desafio para o dermatologista, já que o objetivo é eficácia no tratamento somado à segurança para a mãe e feto.
Vou compratilhar com vocês, de forma resumida, um pouco da palestra que assiti sobre o assunto, relacionando algumas patologias dermatológicas com os tratamentos indicados ou não, e sobre os procedimentos que são permitidos ou que devem ser evitados na gestação. O estudo foi baseado em guidelines recentes.
Acne:
O Peróxido de Benzoíla tem se mostrado seguro na gestação, assim como o Ácido Azeláico e Ácido glicólico. Já os peelings devem ser evitados.
Psoríase:
O calcipotriol (análogo da Vitamina D) e os corticóides tópicos são seguros, sendo este último recomendados em áreas pequenas apenas.
Manchas hipercrômicas e Cloasmas:
Os despigmentantes, como Ácido Kójico e Hidroquinona, devem ser evitados na gestação.
Preenchimentos (Toxina Botulínica):
Pode induzir aborto no início da gestação.
Laser:
Não há estudos que comprovem segurança. O melhor é evitar!
Cirurgia Dermatológica:
Para anestesia local pode ser usada a lidocaína e a crioterapia se mostrou segura.
Hidratação da pele:
A concentração de uréia deve ser menor que 10% nos hidatantes corporais.
Um tema bastante discutido ao longo dos anos, é a tintura e o alisamento capilar em gestantes, segundo os estudos recentes, a tintura deve ser evitada no início da gestação, mas não mostrou associação com o risco de malformações depois desta fase inicial, e os alisamentos parecem não ter efeito sobre o feto até 6 aplicações.
Enfim, os estudos vem mostrando que é possível sim tratar dermatológicamente as gestantes, mas com cautela e sempre buscando atualizações sobre a segurança dos produtos e procedimentos durante a gestação.
Poderá também gostar de:
União da Obstetrícia e da Neonatologia: Sensação incrível!
Nova Etapa: Obstetrícia!
Bate-papo: Coisas da Medicina!
Bate-papo: Coisas da Medicina!
LinkWithin
Postado por Vanessa Casteli Nenhum comentário:
Enviar por e-mail
BlogThis!
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Orkut
Reações:
quinta-feira, 11 de julho de 2013
O Curtindo A Medicina agradece!
Olá queridos leitores!
Essa imagem já resume boa parte do meu agradecimento, não é?! Pois bem, agradeço à todos os leitores que acompanham ou que eventualmente visitam o blog.
Realmente é muito prazeroso dividir com vocês algumas das experiências vividas e informções deste imenso mundo da medicina. Principalmente, quando através do blog consigo contribuir de alguma forma com colegas e "pacientes" mesmo estando muito longe. Hoje recebi o e-mail de uma leitora muito especial, a qual dizia no final da mensagem:
"Continue dividindo sua experiências, afinal, assim como sua história me motivou acredito que motive muito mais gente."
Tem recompensa maior que essa?!
Muito Obrigada!!!
Poderá também gostar de:
1 ano do Curtindo A Medicina!
1 ano do Curtindo A Medicina!
Coisas de Estudante de Medicina...
Estudante de Medicina: Crise Existencial!
LinkWithin
Postado por Vanessa Casteli Nenhum comentário:
Enviar por e-mail
BlogThis!
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Orkut
Reações:
terça-feira, 25 de junho de 2013
"Dilma, valorize os profissionais que cuidam do seu POVO!"
Olá queridos leitores!
Hoje o assunto é muito sério. Muitos de vocês estão acompanhando as manifestações em todo nosso país. Sim, o "gigante acordou", nós, cidadãos brasileiros, unidos, fomos e continuaremos nas ruas lutando por um país mais justo!
Os profissionais e estudantes da área da saúde, que tiveram oportunidade de trabalhar, pelo menos um pouco, na rede pública de saúde sabem que o principal problema não é "falta de médico", como nossa presidente quer mostrar.
Sou estudante do 5º ano de medicina e mesmo com pouca experiência na bagagem, já presenciei fatos que acredito que jamais esquecerei. Alguns desabafos fiz à vocês, desde a criação do Curtindo A Medicina, sobre a sensação
...