RELATÓRIO DA AULA PRATICA DE BIOLOGIA
Seminário: RELATÓRIO DA AULA PRATICA DE BIOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 20121645 • 10/10/2013 • Seminário • 420 Palavras (2 Páginas) • 2.682 Visualizações
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)
CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS
TURMA: LCI12.2 2º SEMESTRE
DISCIPLINA: TEMAS DE BIOLOGIA I
DOCENTE: MARCELA VIEIRA
DISCENTES: CARLENE LOBATO BARROZO
CARLOS GEOVANE MARQUES DOS SANTOS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE BIOLOGIA
MACAPÁ-AP
2013
RELATÓRIO DA AULA PRATICA DE BIOLOGIA
INTRODUÇÃO
O referido relatório da aula prática em laboratório servirá de embasamento para o conhecimento sobre microscopia e a citologia, onde iremos relatar no decorrer do trabalho o que foi colocado
OBJETIVO
O objetivo da aula prática realizada no laboratório de biologia da UEAP no dia 06 de Setembro de 2013 iniciada às 18h00min e com termino às 19h45min do mesmo dia foi mostrado como se utiliza o microscópio e seus componentes em geral, e ainda vimos o processo de desidratação do material para a observação da sua estrutura celular utilizando a microscopia.
METODOLOGIA
A aula foi dividida em dois momentos. No 1º momento começou com o conhecimento do microscópio óptico onde foi mostrada a função de cada componente que o forma. No 2º momento observamos como se da o processo de desidratação de um tecido , que acontece nas seguintes fases; desidratar a parafina; reidratar para corar e por fim desidratar de novo para montar, isso se da para facilitar sua visualização no microscópio.
Processo de desidratação do material a ser analisado, obedece alguns critérios passa primeiro pelo álcool a 70%, 80% ate chegar no álcool a 100%, isso deve ser feito para que a célula não sofra uma mudança brusca. Após essa etapa inicia-se o processo de fixação do material onde ele e colocado na parafina que serve para conservar o tecido para o corte histológico.
MATERIAL UTILIZADO
• MICROSCÓPIO OPTICO: que possui as seguintes partes, oculares, revólver, objetivas, platina, Chariot, condensador, parafuso macro e micrométrico, diafragma, parafuso para ajustar a altura do condensador, interruptor, regulador da intensidade de luz, pinças para ajustar a preparação sobre a platina, pé ou suporte. Para o manuseio deste equipamento é necessário todo o cuidado, pois ele possui partes sensíveis que podem ser facilmente danificadas e para se obter excelência no estudo é necessária a visualização correta e em boas condições para não cometer eventuais erros de pesquisa.
• PARAFINA: serve para penetração do material.
• ESTUFA: e utilizada para aquecer a parafina.
• FIXADOR: seu objetivo e fazer com que a célula
...