Raumplan
Trabalho Universitário: Raumplan. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipedotas • 26/5/2014 • 520 Palavras (3 Páginas) • 4.162 Visualizações
Adolf Loss, e o conceito de Raumplan.
O Termo e conceito de Raumplan, ou espaço planejado, concebidos por Adolf Loos, é uma resolução do espaço-volume em 3 dimensões, em outras palavras, é um plano de ordenamento do espaço, um sistema complexo de organização interna que joga com as diferenças de níveis e alturas do teto, a fim de adaptar o volume de cada divisão à sua finalidade. Ou seja, é basicamente o desenvolvimento da planta em diferentes cotas. Através das variações de altura das divisões, bem como das proporções adotadas e das mudanças de materiais, é estabelecida uma hierarquia entre os diversos espaços; criam-se zonas dentro da casa, definindo também graus de intimidade de cada divisão.
Adolf Loos, nasceu em 10 de dezembro de 1870 em brunn na Tchecoslováquia Estudou na Escola Pública Elementar de Brunn e, no ano de 1885, se mudou para Reichenberg para estudar na Escola de Artes e Ofícios. Entre os anos de 1900 e 1893, Loos cursou Arquitetura na Universidade Técnica de Dresden, onde interessou-se pelas obras de Schinkel, arquiteto e pintor alemão classicista, e de Vitrúvio um arquiteto e engenheiro romano, que viveu no século I a.C. e deixou como legado a obra De Architectura; que se constitui no único tratado europeu do período greco-romano que chegou aos dias atuais, sendo inspiração aos elementos arquitetônicos e estéticos das construções.
Este interesse cresceu durante sua estada nos Estados Unidos, quando conheceu o trabalho de Louis H. Sullivan (1856-1924), que foi um dos arquitetos mais influentes da Escola de arquitetura de Chicago ao fim do século XIX. Conhecido como pai do arranha-céuou o profeta da arquitetura moderna, foi quem concebeu a ideia de que a forma segue a função, que seria adotada por Loos em seu estilo de projetar. A arquitetura sullivaniana é uma mistura de geometria simples e elementos elaborados de ornamentação em pedra, madeira e terracota.
Em 1896 retornou a Viena, em plena agitação cultural da capital austríaca, onde começou a trabalhar na empresa de construção de Carl Mayreder. Depois, entre os anos de 1897 a 1898, escreveu uma série de artigos em que criticou as concepções artísticas e arquitetônicas da Sezession, e de seus líderes, o Pintor Gustav Klimt e os arquitetos Joseph Olbrich e Josef Hoffmann, com base nos princípios adquiridos na viagem aos Estados Unidos e nos ensinamentos funcionais de Otto Wagner, difundidos na Academia de Viena. Nestes artigos expressou a crença de que as obras sem ornamentação são símbolos de um nível elevado de pensamento e de cultura e de que as formas puras são as únicas capazes de expressar beleza. Em 1903 foram publicados os primeiros artigos de Das Andere, que foi uma revista especializada em temas arquitetônicos.
Sintetizando estes artigos e toda a bagagem de busca por uma arquitetura mais limpa e menos ornamentada, no ano de 1908, Loos publica seu texto mais polêmico, ‘Ornamento e crime’, sendo o ponto culminante de uma oposição teórica ao movimento Art Nouveau. Para ele, a falta de ornamento na arquitetura era um sinal de força espiritual e considerava o ornamento penal por causa da economia do trabalho e do desperdício de materiais da civilização industrial moderna.
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