Resenha Do Filme Jornada Da Alma
Dissertações: Resenha Do Filme Jornada Da Alma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ismattos • 16/9/2014 • 385 Palavras (2 Páginas) • 5.288 Visualizações
Jornada da Alma é um dos épicos sobre a psicanálise, falando a respeito da história de Sabina Spielrein, uma jovem diagnosticada com histeria, atualmente conhecido como transtorno somatoforme conversivo com episódios psicótico, onde foi internada num sanatório e posteriormente tornou-se médica e professora. O filme revela o sucesso do seu tratamento através da psicanálise, o Dr. Carl Gustav Jung, então fiel aluno do Dr. Freud.
Jung propõe para Sabina um “método diferente”: "Basicamente você fala, tudo que quiser, e eu te escutarei". Desse modo ela poderia ficar tranquila, pois não haveria choques, banhos gelados nem seria amarrada na cama.
O filme vai mostrando o lado humano da relação médico-paciente, sobretudo considerando, que Jung foi um dos precursores da terapia pela conversa e autoconhecimento, renegando os usos de choques ou artifícios grotescos tão usados em hospitais do gênero.
Aos poucos Sabina começa a perceber em Jung a possibilidade de ser compreendia, e após a um longo período de negação de tratamento, começa com Jung, à ser capaz de lidar com a sua enfermidade de uma forma coerente e lúcida. O relacionamento dela com Jung mostra uma situação desafiadora e complicada dentro da psicologia pela a paixão do psicanalista pela paciente, pois a curade Sabina deu-se primeiramente pela paixão, que se transformou em um amor forte e transformador.
Após seu tratamento com Jung, Sabina retorna para a Rússia onde, além de tornar-se mãe, dedica-se à psicanálise de crianças e dirige uma famosa escola soviética, conhecida como Escola Branca ou Creche Branca. Um de seus alunos encontra-se num estado onde o brincar não é possível. Não conversa com ninguém, fica embaixo da mesa com a cabeça abaixada e os olhos fechados, mantendo seus dedos entrelaçados como se sem este entrelaçamento não fosse possível manter-se a si mesmo coeso e integrado. Após várias tentativas, Sabina encontra uma forma de tirá-lo de seu isolamento: ela traz um macaco de verdade que toca piano. Pela primeira vez na vida, aquela criança sorri. Seus ouvidos, seus olhos e sua alma são tocados pelo gesto de Sabina e o calor daquele gesto recobre seu corpo e derrete a cola de suas mãos.
Este filme revela-nos a jornada de uma mulher que, a partir de um estado desintegrado de loucura, pôde curar a si mesma através do outro, para, então, oferecer-se ao outro como possibilidade de cura.
...