Resumo Do Filme Abril Despedaçado
Casos: Resumo Do Filme Abril Despedaçado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dani_Moura_ • 16/11/2014 • 319 Palavras (2 Páginas) • 1.556 Visualizações
O filme “Abril despedaçado” se passa no sertão nordestino, no ano de 1910. A história é narrada por Pacu, que vive no Riacho das Almas, no meio do sertão, com seus pais e seu irmão mais velho, Tonho. A família Breves, bem pobre, vive da moagem da cana-de-açúcar e venda de rapadura.
O plano de fundo da narrativa é a disputa de terras entre as famílias Breves e Ferreiro. Aqui, é possível visualizar a cultura política presente na história: as famílias vivempraticamente em guerra, matando membros uma da outra, numa disputa de terras que não tem fim. O jovem Pacu, atormentado pelo assassinato de seu irmão Inácio, que “morreu cumprindo a sua obrigação”, como diz o seu pai, demonstra preocupação durante todo o filme com o destino de Tonho. É que Tonho deve matar o algoz de Inácio na hora certa, o que significa que será quando o sangue na blusa de Inácio amarelar.
É marcante o momento em o pai diz que a hora de Tonho chegou. Estão todos reunidos na mesa de jantar e Pacu implora para que Tonho não vá, levando um tapa do pai. O pai explica: “seus avôs, tios e Inácio morreram pela terra. Só não morri porque Deus não quis”.Para eles, a alma de Inácio terá sossego e paz quando seu assassino morrer. Tonho, então, vai “cobrar o sangue do seu irmão’ e mata seu assassino.
Chama atenção outra característica da cultura política mostrada na história: Tonho e seu pai têm permissão para ir ao velório do morto. O pai de Tonho diz ao chefe da família Ferreiro: “rezo pela alma de seu neto que tirou a vida do meu filho”. Ao partirem, Tonho, seguindo os costumes, pede trégua ao Sr. Ferreiro, que lhe concede até a próxima lua, ou seja, até o sangue amarelar. Ele, então, amarra uma fita preta no braço de Tonho, o que significa que ele tem pouco tempo de vida.
...