Sistema Linfático
Exames: Sistema Linfático. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 15/10/2013 • 787 Palavras (4 Páginas) • 1.719 Visualizações
Componentes do Sistema Linfático
Originando-se nos espaços teciduais do corpo, está um sistema vascular completamente isolado, funcionando como sistema acessório para o fluxo de líquido dos espaços teciduais para a circulação. Ele é chamado de sistema linfático.
O sistema linfático consiste de capilares linfáticos, vasos linfáticos, ductos linfáticos e linfonodos, Os capilares linfáticos originam-se de microscópios fundos cegos e convergem para forma vasos cada vez maiores, os quais drenam para dois troncos principais, o ducto torácico, que desemboca na veia subclávia esquerda em sua junção com a veia jugular interna, e o ducto linfático direito, que desemboca na veia subclávia direita em, sua junção com a veia jugular interna direita. Os linfonodos, situados a intervalos no curso de vasos linfáticos, são especialmente numerosos ao longo dos principais tributários que desemborcam no ducto torácico ou no ducto linfático direito.
O líquido nos vasos linfáticos é chamado linfa. Sua composição é semelhante à do plasma, exceto pela baixa concentração de proteínas. A linfa contém grade número de leucócitos, particularmente linfócitos. Ela é geralmente um liquido claro, mas a do intestino delgado torna-se leitose após a refeição.
Funções do Sistema Linfático
As Principais são: a) Conservação da proteínas plasmaticas e do liquido. A circulação da linfa faz retornar à corrente sanguínea substâncias vitais, na maioria proteínas que escapam dos capilares com o liquido intersticial acumulado; b) Defesa contra doenças. O sistema linfático protege o corpo contra microrganismos patogênicos e outras substancias invasoras, de duas maneiras: 1º Por fagocitose: Os macrófagos que revestem os canais (seios) nos linfonodos fagocitam e digerem o material estranho. 2º Pela resposta imunológica: Dois tipos de linfócitos nos linfonodos proliferam em resposta ao contato com substancias estranhas, dando origem as células especializadas que fabricam anticorpos ou a célula que inativa o agente invasor de outras maneiras.
Terceira: absorção de lipidio: Os lifáticos intestinais são as vias de absorção de lipidios digeridos do canal alimentar.
Linfáticos
Capilares Linfáticos: Os capilares linfáticos, os menores vasos condutores do sistema linfático, são tubos de paredes finas compostos de uma camada única de células endoteliais superpostas, unidas por fibras de ancoragem ao tecido do conjuntivo circunjacente.
Vasos Linfáticos:
Os vasos linfáticos, para os quais drenam os capilares, possuem paredes de duas camadas, semelhantes as paredes das veias, e valvas, mais numerosas que nas veias, e que permitem à linfa fluir numa única direção.
Ducto Torácico:
O ducto torácico, o maior vão linfático do corpo e o tronco comum de todos os vasos linfáticos do corpo, exceto daqueles da face superior do lobo direito do fígado, do pulmão direito e da leura, do lado direito do coração, do membro superior direito e do lado da cabeça pescoço e tórax.
Ducto Linfático Direito:
O ducto linfático direito é um vaso que repousa sobre o músculo escaleno anterior. Ele se une a veia subclávia direita na sua junção da veia jugular direita.
Circulação Linfática
A linfa percorre o sistema linfático graças a débeis contrações dos músculos, da pulsação das artérias próximas e do movimento das extremidades. Todos os vasos linfáticos têm válvulas unidirecionadas que impedem o refluxo, como no sistema venoso da circulação sanguínea. Se um vaso sofre uma obstrução, o líquido se acumula na zona afetada, produzindo-se um inchaço denominado edema.
Pode conter microorganismos que, ao passar pelos filtros dos linfonodos (gânglios linfáticos) e baço são eliminados. Por isso, durante certas infecções pode-se sentir dor e inchaço nos gânglios linfáticos do pescoço, axila ou virilha, conhecidos popularmente como "íngua".
Linfonodos
Os linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos, são órgãos encapsulados formados por tecido linfóide, encontrados espalhados por todo o corpo, sempre no trajeto dos vasos linfáticos. Estão presentes na axila, virilha, ao longo do pescoço e em grande número no tórax e abdômen (em especial no mesentério). Estes órgãos desempenham papel na defesa do organismo, sintetizando anticorpos.
Estas estruturas, no geral, apresentam formato de rim, possuindo um lado convexo e outro com reentrância, denominado hilo, pelo qual penetram as artérias encarregadas de nutrir o linfonodo. Seu tamanho varia, apresentando desde 1mm, até 2 cm de comprimento.
A linfa circula pelos linfonodos de modo unidirecional. Ela atravessa estes pequenos órgãos entrando pelos vasos linfáticos que desembocam na borda convexa do linfonodo, saindo pelos vasos linfáticos situados no hilo (vasos eferentes).
Orgãos relacionados
Três orgãos intimamente relacionados aos sistema linfático são o baço, as tonsilas e o timo. Todos esses orgãos são compostos amplamente por tecidos linfoides, uma forma especializada de tecido conjuntivo caracterizado por uma estrutura de tecido reticular e pela presença de linfocitos.
Baço
O baço juntamente com outros tecidos linfoides, participa da resposta imune.
Tonsilas
Varios grupos de tonsilas, formando um anel de tecido linfoide, guardam a entrada dos tratos alimentar respitaorio contra a invasão de microrganismo.
Timo
Esse orgão desempenha um papal critico no desenvolvimento de parte do sitema imunologico.
...