Sistema Reprodutor Masculino
Ensaios: Sistema Reprodutor Masculino. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: symonemelo • 12/3/2015 • 558 Palavras (3 Páginas) • 961 Visualizações
Introdução
O sistema reprodutor é o sistema responsável para a geração de novos humanos. Para a geração de um novo ser é preciso dois sistemas distintos: Masculino e feminino.
O sistema reprodutor masculino é composto pelos testículos, epidídimo, ductos deferentes, vesícula seminal, próstata e pênis.
Testículos
Os testículos são considerados glândulas mistas, uma vez que produzem espermatozóides (espermatogênese) e na puberdade produzem também hormônios testosterona -, responsáveis pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários. A temperatura ótima para produção e armazenamento de espermatozóides é de 35o C, razão pela qual os testículos não se localizam no interior do corpo humano. A temperatura corporal é em torno de 37o C.
Epidídimo
O epidídimo é uma estrutura em forma de C, constituída de cabeça, corpo e cauda, situada na margem posterior de cada testículo. Além de atuar como via condutora de gametas, com de movimentos peristálticos (contração muscular), também armazena espermatozóides até o momento da ejaculação. É no epidídimo que os espermatozóides sofrem a maturação durante seu desenvolvimento
Ductos deferentes
O ducto deferente é o prolongamento da cauda do epidídimo, sendo a estrutura que tem a função armazenar os espermatozóides e de transportá-los em direção à uretra.
Vesícula Seminal
As vesículas seminais são glândulas responsáveis por secretar um fluído que tem a função de neutralizar a acidez da uretra masculina e da vagina, para que, desta forma, os espermatozóides não sejam neutralizados. As suas secreções fazem parte da constituição o líquido seminal e atuam na ativação dos espermatozóides.
Próstata
É um órgão pélvico, ímpar, situado inferiormente à bexiga, constituído de musculatura lisa, tecido fibroso e glândulas. É atravessado pela uretra e sua secreção confere o odor característico do sêmen. É através da próstata que é secretado um líquido leitoso que possui aproximadamente 25% de sêmen.
Pênis
O pênis é o órgão da cópula, penetra nas vias genitais femininas e possibilita o lançamento dos espermatozóides. É constituído de tecido flácido, formado por:
• 2 corpos cavernosos, que se fixam ao osso da bacia através dos ramos do pênis -extremidades posteriores.
• 1 corpo esponjoso, que apresenta duas dilatações: glande (anterior) e bulbo (posterior).
Além de servir de canal para ejaculação, é através deste órgão que a urina também é expelida.
Uretra
Canal condutor que, no aspecto da reprodução, possui a função de conduzir e espelir o esperma durante o processo de ejaculação.
Fisiologia
A
...