Sistema Reprodutor Masculino e Feminino
Por: MicheleCerezo • 2/6/2016 • Trabalho acadêmico • 681 Palavras (3 Páginas) • 1.926 Visualizações
4.1 - Sistema reprodutor masculino e feminino: origem, organização geral e histologia
No sistema reprodutor as diferenças entre o sexo masculino e feminino são significativas. Os principais órgãos do sistema reprodutor masculino são o pênis e os testículos, já no feminino são a vulva e os ovários.
O aparelho genital masculino é composto por: Testículos; Epidídimo; Ductos deferentes; Glândulas seminais; Próstata; Ducto ejaculatório e Pênis.
Pênis: órgão reprodutor e excretor do organismo masculino.
[pic 1]
Bolsa escrotal: cavidade que tem por função alojar e proteger os testículos, mantendo a temperatura adequada à sua fisiologia.
[pic 2]
Testículos: são glândulas que, além de serem responsáveis por produzir os gametas masculinos, também possuem células intersticiais, chamadas células de Leydig, que têm por função produzir o hormônio sexual masculino.
[pic 3]
Epidídimo: ducto responsável por coletar e armazenar os espermatozoides. É nesse ducto também que os gametas atingem a maturidade e mobilidade ficando aptos para a fecundação.
Canal deferente: canal responsável por transportar os espermatozoides do epidídimo até as glândulas anexas.
[pic 4]
Glândulas: são especificamente a próstata, as vesículas seminais e as glândulas bulbouretrais, responsáveis por produzir a secreção que compõem o esperma que irá nutrir e proporcionar um meio de sobrevivência aos espermatozoides.
[pic 5]
Atenção:
_ A uretra tem tanto a função de via urinária (saída da urina) quanto a função de via sexual (saída do sêmen).
_ Tanto as glândulas seminais quanto a próstata são glândulas anexas que produzem substâncias que nutrem os espermatozoides.
_ Depois de passar pelas glândulas anexas, o esperma ou sêmen é encaminhado à uretra, de onde será expulso.
_ Quando o homem é estimulado sexualmente, os espermatozoides saem do epidídimo, através dos ductos deferentes, e são encaminhados até as glândulas seminais, e, em seguida, para a próstata.
O aparelho genital feminino é composto por: 2 Ovários; 2 Tubas Uterinas conhecidas como trompas de Falópio; 1 Útero; 1 Vagina e 1 Vulva.
Lábios Vaginais: grandes e pequenos trata-se de dobras externas da pele formadas por tecido adiposo. São responsáveis pela proteção dos órgãos internos desse sistema reprodutor.
Clitóris: trata-se do órgão sensível que permite o prazer no organismo feminino.
[pic 6]
Ovários: são as glândulas responsáveis pela ovulação (é o processo do ciclo menstrual da mulher, em que o folículo ovariano é rompido, liberando o ovócito para que encontre o espermatozoide e ocorra à fecundação. Esse processo é controlado pela ação dos hormônios folículo-estimulante (FSH) e luteinizante (LH).) periódica da mulher, no processo de liberação dos ovócitos; pela produção dos hormônios sexuais estrógeno e progesterona.
...