Sistemas De Distribuição De Medicamentos
Artigos Científicos: Sistemas De Distribuição De Medicamentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatimid • 30/10/2014 • 278 Palavras (2 Páginas) • 403 Visualizações
SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS
Importante atividade farmacêutica, que visa distribuir os medicamentos de forma racional, organizada, eficiente e segura. A escolha da forma de distribuição leva em consideração fatores como: recursos humanos, estrutura física, investimentos financeiros entre outros, que podem influenciar na eficácia do mesmo. Os principais objetivos no sistema de distribuição de medicamentos são: planejamento terapêutico, aumento do controle de estoque, racionalização de medicamentos, redução de custos, redução de erros de medicação e principalmente o aumento da segurança para os pacientes.
Os sistemas de distribuição de medicamentos são classificados como:
- Dose Coletiva
- Dose Individual
- Dose Unitária
A dispensação de medicamentos é o ato farmacêutico associado à entrega e dispensação dos mesmos, mediante prescrição médica, no qual o profissional farmacêutico analisa a prescrição, repassa informações necessárias para o bom uso dos medicamentos e em alguns casos prepara as doses a serem administradas (ORTIZ, 2004).
DOSE COLETIVA
O sistema de distribuição de medicamentos nesse método é considerado o mais “atrasado”, pois a prescrição médica é feita em um único pedido. Sendo assim os medicamentos são distribuídos por unidade de internação/serviço, o que pode implicar na formação de vários estoques nas unidades assistenciais.
Vantagens:
Diminui os pedidos a farmácia;
Facilita o uso imediato de medicamentos por parte das unidades.
Desvantagens:
Podem ocorrer erros na administração dos medicamentos, já que a prescrição não passa pela revisão do farmacêutico;
Acondicionamento inadequado dos medicamentos;
Incapacidade da farmácia de controlar adequadamente os medicamentos;
Aumento do consumo de drogas.
DOSE INDIVIDUALIZADA
Nesse processo de distribuição de medicamentos os pedidos são feitos de forma individual, ou seja, para cada paciente é dispensado o medicamento para utilização em até 24 horas, de acordo com a prescrição médica, através da segunda via. Esse sistema está mais orientado pelo farmacêutico.
...