Spathodea
Tese: Spathodea. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gialves • 16/10/2014 • Tese • 381 Palavras (2 Páginas) • 195 Visualizações
Experimental
As raízes foram separadas em duas partes: externa e interna. As partes da planta: flores e raízes foram desidratadas em estufa com ar circulante a uma temperatura de 50 oC, trituradas e submetidas à extração com etanol. O solvente de extração foi concentrado em evaporador rotatório. Os extratos etanólicos obtidos das flores e das raízes (parte externa e interna) foram submetidos a testes de inibição de lipoperoxidação microssomal induzida por pelo sistema gerador de RLO, Fe3+ / ácido ascorbico e detectados pelo método do ácido tiobarbitúrico.
Separadamente, os extratos obtidos das raízes foram fracionados em colunas cromatográficas de sílica gel utilizando-se solventes com polaridades crescentes (hexano, diclorometano, acetado de etila). Os constituintes isolados foram purificados por meio de técnicas usuais em produtos naturais e por HPLC com reciclo. A determinação estrutural foi realizada com base na análise de dados espectrométricos de RMN 1H e 13C, e IV e CG-EM.
Resultados
Os extratos das flores, raízes (parte interna e externa) exercem poderoso efeito inibitório sobre a peroxidação. A inibição é diretamente proporcional à concentração dos três extratos. A maior inibição da reação foi obtida com o extrato da parte externa da raiz. Quando Fe3+ foi adicionado ao extrato, observavou-se uma significativa mudança espectral na região de UV do espectro original do extrato. Esta mudança caracterizou-se pelo aparecimento de uma banda de absorção bem definida cuja a intensidade revelou-se proporcional à quantidade de Fe3+ adicionada. Estes dados sugeriram a formação de um complexo entre os componentes do extrato e o ferro adicionado. Esta complexação representa um potencial mecanismo de inibição de lipoperoxidação uma vez que o ferro complexado não apresenta capacidade geradora de RLO no sistema empregado. A constatação de efeito antioxidante dos extratos etanólicos das partes de Spathodea campanulata estimulou a continuidade deste trabalho para a purificação e identificação dos constituintes das raízes.
No estudo químico dos extratos das raizes, foram identificados até o momento: e -D-glicopiranose na parte externa. Na parte interna foram identificados o sitosterol glicosilado e um derivado de bisfenol.
Conclusões
Considerando-se que a parte externa das raizes apresentou o maior efeito inibitório sobre a lipoperoxidação onde não se encontrou o derivado fenólico, parece lícito admitir que o alto poder de inibição revelado nas partes estudadas pode estar associado com a presença do bisfenol e a participação de outros componentes ainda não isolados.
...