Tecido Epitelial
Monografias: Tecido Epitelial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sarasarita • 4/9/2014 • 375 Palavras (2 Páginas) • 567 Visualizações
Tecido epitelial
Conforme falei para vocês na sala de aula, a superfície externa do corpo (como a pele) e as cavidades corporais internas (como os vasos sanguíneos e órgãos) são revestidas por tecido epitelial.
Todos os tecidos do corpo tem sua função, e as funções do tecido epitelial são estas: revestimento,- absorção, excreção, secreção, proteção, sensorial.
Os tecidos epiteliais ou epitélios têm células perfeitamente justapostas, unidas por pequena quantidade de material cimentante, com pouquíssimo espaço intercelular. Os epitélios não são vascularizados e não sangram quando feridos. A nutrição das células se faz por difusão a partir dos capilares existentes em outro tecido, o conjuntivo, adjacente ao epitélio a ele ligado. O arranjo das células epiteliais pode ser comparado ao de ladrilhos ou tijolos bem encaixados.
Os epitélios podem ser classificados quanto ao número de células:
• Quando os epitélios são formados por uma só camada de células, são chamados de epitélios simples ou uniestratificados
(esta palavra vem do latim: uni, um, e stratum, camada).
Observe os desenhos abaixo, notem que são três as formas,e somente uma camada de célula.
• Já os epitélios formados por mais de uma camada de células são chamados estratificados.
Observe o desenho abaixo, e notem que existe formas diferentes de células e várias camadas.
• Existem ainda epitélios que, apesar de formados por uma única camada celular, têm células de diferentes alturas, o que dá a impressão de serem estratificados. Por isso, eles costumam ser denominados pseudo-estratificados.
Ao observar o desenho abaixo, notamos que temos uma forma estranha de célula. Aparentemente existe mais de uma camada, mas na verdade é somente uma camada. Todas as células tem contato na camada basal (Base) e somente algumas têm contato com a superfície.
•
Quanto à forma das células, os epitélios podem ser classificados em:
• Pavimentosos, quando as células são achatadas como ladrilhos;
• Cúbicos, quando as células tem forma de cubo;
• Prismáticos, quando as células são alongadas , em forma de coluna.
No epitélio que reveste a bexiga, a forma das células é originalmente cúbica, mas elas se tornam achatadas quando submetidas ao estiramento causado pela dilatação do órgão. Por isso, esse tipo de epitélio é de denominado, por alguns autores, epitélio de transição.
Os tecidos epiteliais, também chamados epitélios, são classificados em dois tipos principais: epitélios de revestimento e epitélios glandulares.
...