Teste Do Pezinho
Artigo: Teste Do Pezinho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alyneyuri • 12/11/2014 • 221 Palavras (1 Páginas) • 429 Visualizações
Teste do pezinho
O teste do pezinho chegou ao Brasil na década de 70 para identificar a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito. Em 1992, o teste se tornou obrigatório em todo o território nacional. Alguns municípios, inclusive, não permitem que a criança seja registrada em cartório se não tiver feito o Teste do Pezinho anteriormente.
Os bebês são submetidos a uma bateria de exames logo que nascem, com o intuito de identificar quaisquer anormalidades e prevenir uma série de doenças. A triagem neonatal, mais conhecida como teste do pezinho, é um dos exames mais importantes na hora de detectar irregularidades na saúde da criança.
Com apenas algumas gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido, o teste permite diagnosticar precocemente oito doenças, entre metabólicas, congênitas e infecciosas. A triagem deve ser feita entre o terceiro e o sétimo dia de vida do bebê, já que antes disso os resultados podem não ser muito precisos. No teste do pezinho são detectadas 8 doenças entre elas estão a anemia falciforme, galactosemia, hipotireoidismo congênito, etc. Doenças vitais e genéticas também podem ser detectadas, levando os pais a refletirem se vão ou não ter outro filho.
Esse exame foi fundamental para diagnostica doenças que tem tratamento, e começando um tratamento rápido as chances de cura são bem, mas favoráveis melhorando a qualidade do bebê e da família.
...