Trabalho De COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
Artigos Científicos: Trabalho De COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dylan • 3/3/2014 • 573 Palavras (3 Páginas) • 548 Visualizações
Curso: Artes – Educação Artística
Disciplina: Comunicação e Linguagem
Discurso político: sagacidade e mentiras
Os políticos utilizam-se de uma variedade de recursos para tentar atrair a confiança do eleitorado.
O recurso mais notório talvez seja o discurso persuasivo direcionado às massas de cidadãos, que são justamente o que mais necessitam de melhorias de serviços públicos como saúde, transporte e educação.
Em um contexto em que a disputa política entre os candidatos de diversos partidos prevalece sobre o bom senso e a verdade, o discurso tem se apresentado como a mais eficaz ferramenta de persuasão para enaltecer suas “boas intenções”.
Em circunstâncias em que o candidato já foi eleito por votos populares, os políticos alteram consideravelmente seu discurso ao longo do percurso no cargo público. Ou seja, com a intenção de se manter no poder, os políticos adaptam a sua fala ou estratégia de comunicação para cada ocasião – desde que prevaleça para si o controle da situação.
Exemplo recente, coletado em 24 de outubro de 2014 do jornal Estadão on line (http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dilma-adota-discurso-politico-em-visita-ao-berco-do-pt,1065644,0.htm), em que se verificou um notório discurso político:
SÃO BERNARDO DO CAMPO - Mesmo que de forma discreta, a presidente Dilma Rousseff adotou um tom político em seu discurso durante anúncio de obras de infraestrutura, mobilidade e moradias no ABC paulista no valor de R$ 2,1 bilhões, nesta segunda-feira, 19, em São Bernardo do Campo (SP):
“São Bernardo é uma cidade especial para todos os brasileiros e brasileiras, diante do simbolismo que ela representa pela luta pelas Diretas Já e pela redemocratização do País. Aqui nasceram as lutas pelos direitos sociais e direitos dos trabalhadores”, disse a presidente (...).
Trata-se de um exemplo de discurso em que se vangloria a luta de classes no Brasil, com a vitória do povo pelas Diretas Já no ano de 1985.
Entretanto, de discurso em discurso, os políticos brasileiros praticamente esquecem o seu presente (sua ocupação primordial seria a melhoria da vida do povo, e não promessas de campanhas que nunca foram cumpridas), e recriam um histórico de cenário social que melhor os represente.
A natureza do ser humano é viver em sociedade de maneira política.
Em conformidade com essa situação, todo o cabedal do discurso político (sua estrutura e função), surge em forma de circunstância natural ao lidar com o eleitorado.
A mensagem explícita do político através de sua comunicação direta é:
“Confie em mim. Eu sei o que é melhor para você.”
Mas, na verdade, o que ele promove em sua carreira como político não condiz com suas palavras.
De acordo com os lingüistas Daniela da Silveira Mirandai e Solange Ugo Luquesi, é preciso se prevenir de tais posturas.
“Investigar como acontece a argumentação no discurso político é uma forma de torná-lo mais transparente e desvendar os múltiplos significados nele contidos.”
(Metáfora
...