Treliças Pratt
Casos: Treliças Pratt. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabrielagjo • 3/10/2013 • 241 Palavras (1 Páginas) • 3.515 Visualizações
As Treliças são estruturas formadas por elementos indeformáveis, aos quais se dá o nome de barras, ligados entre si por articulações que se consideram perfeitas, os nós. Nas treliças as cargas existem somente nos nós, ficando assim as barras apenas sujeitas a esforços normais (alinhados segundo o eixo da barra) de tração ou compressão.
Treliça Pratt (diagonais tracionadas) Treliçamento em “X”
Os elementos diagonais, com exceção das extremidades que apontam para o vão central, fazem da treliça Pratt uma fácil identificação. Com exceção dos elementos diagonais centrais, todos os outros elementos diagonais sofrem tração. Já os elementos verticais suportam toda a força de compressão, por isso os elementos diagonais conseguem ser delgados, barateando o projeto.
Treliça em Arco (arco triarticulado)
Os Arcos Triarticulados são estruturas que apresentam uma forma arqueada e três articulações, dois apoios simples nas bases e uma articulação entremeada na estrutura.
As pontes e passarelas em arco apresentam as seguintes configurações geométricas:
-Tabuleiro Superior (ou arco protegido)
Os montantes sofrem compressão, pois o tabuleiro encontra-se sobre o arco. Apresenta maior durabilidade.
-Tabuleiro Inferior
Os montantes, que podem ser metálicos, sofrem tração, pois o tabuleiro encontra-se sob o arco. Apresenta menor durabilidade, mas é útil para os casos de gabarito da ponte muito pequeno.
- Tabuleiro em Nível Intermediário ao Arco
Esse tipo de arco sofre compressão em seus montantes inferiores e tração nos superiores. Apresenta parte das vantagens e desvantagens dos anteriores.
Dados do modelo:
Altura: 11cm
Largura: 10cm
Comprimento: 28,28 cm
...